São Paulo recebe as cidades mais inteligentes do Brasil para trocar experiências sobre tecnologias e políticas públicas para o desenvolvimento econômico urbano
Divulgação

São Paulo recebe as cidades mais inteligentes do Brasil para trocar experiências sobre tecnologias e políticas públicas para o desenvolvimento econômico urbano

31 de maio de 2024 Off Por Marco Murilo Oliveira
Compartilhar

Smart Gov Sudeste acontece nos próximos dias 4 e 5 de junho no Hotel Renaissance, na capital paulista. A organização é da ANCITI – Associação Nacional das Cidades Inteligentes, Tecnológicas e Inovadoras

Representantes dos governos municipais de 40 das principais cidades brasileiras estarão em São Paulo para apresentar iniciativas de sucesso e discutir a como a tecnologia pode ajudar na formulação de políticas públicas que fomentem o desenvolvimento econômico das cidades. Este é o segundo evento do ano da série Smart Gov, promovido pela ANCITI. Antes da capital paulista, Aracaju sediou o evento regional do Nordeste, no início de abril.

O presidente da ANCITI, Johann Dantas, afirma que várias cidades brasileiras podem ser consideradas “smart cities”, por conta de ações dos governos municipais que utilizam tecnologia para agilizar processos, garantir sustentabilidade, aumentar a segurança e a qualidade dos serviços oferecidos à população. Ele conta que o evento em São Paulo vai servir principalmente para o intercâmbio de informações sobre projetos. “A variedade de soluções que as cidades podem implantar em benefício da população é enorme. A troca de informações aumenta a capacidade de enxergar a tecnologia de modo mais prático e humano”, completa o presidente da ANCITI.

Nos dois dias do evento, cidades como São Paulo, Jundiaí, São José dos Campos, Recife, Aracaju, Belo Horizonte e Porto Velho vão apresentar projetos que impactaram diretamente no desenvolvimento econômico das cidades e têm como alicerce principal o uso da tecnologia. “Não existe mais o conceito de que tecnologia é complicada, difícil de entender. Isso é ultrapassado. Hoje, o que vemos no dia a dia das pessoas e das cidades é que onde tem tecnologia, os processos são mais rápidos, simples e eficientes”, afirma Johann Dantas.

Jundiaí, no interior paulista, vai apresentar um panorama de como a tecnologia está transformando a vida da população local, seja com o monitoramento dos horários dos ônibus, solicitações para corte e limpeza de mato ou situações mais complexas, como emissão de alvarás para serviços ou aprovações de plantas de construções. Recife, por sua vez, vai apresentar o programa de microcrédito CredPop, que com o uso da tecnologia oferece financiamentos de forma desburocratizada, com juros zero, depósitos via PIX e uso de inteligência artificial para análise de riscos, possibilitando o menor prazo do país para liberação de financiamentos de microcrédito. Já Belo Horizonte vai mostrar como a tecnologia melhorou o ambiente de negócios na cidade a partir da organização de dados, processos e pessoas. São Paulo irá apresentar um programa de inteligência artificial que funciona como um módulo para gestão dos dados climáticos e antecipa as ações de zeladoria para mitigar os efeitos das chuvas, como alagamentos, quedas de árvores e deslizamentos de terra.

Os desafios da reforma tributária para os municípios serão tema de uma mesa de discussões com os secretários de finanças de São Paulo, Recife e Aracaju. Iniciativas em fase de desenvolvimento também terão lugar no Smart Gov Sudeste, com uma rodada de apresentações de soluções para problemas urbanos desenvolvidas por Startups.

Nos 2 dias do evento empresas parceiras das prefeituras e patrocinadoras da ANCITI, vão apresentar suas soluções tecnológicas para áreas como Saúde, Educação, Finanças, Segurança Pública, ESG e Segurança de Dados.

Sobre a ANCITI

A entidade foi fundada em abril de 2021 e tem como objetivo principal o intercâmbio de conhecimento e melhores práticas entre as entidades de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) dos municípios brasileiros, visando aprimorar a qualidade de vida do cidadão por meio do avanço tecnológico, fomentar o desenvolvimento de soluções inovadoras para a gestão pública, além de estimular a criação de políticas públicas voltadas para a transformação digital dos municípios.

Serviço:

Smart Gov Sudeste – 2024.

04 e 05 de junho, Hotel Renaissance, Alameda Santos, 2233, Jardins, São Paulo (SP)

Fábio Behrend


Compartilhar