Sebrae/MS e Prefeitura Municipal de Aparecida do Taboado realizam Dia do Crédito para empresários do município

Sebrae/MS e Prefeitura Municipal de Aparecida do Taboado realizam Dia do Crédito para empresários do município

2 de março de 2024 Off Por Marco Murilo Oliveira
Compartilhar

Ação aproximou micro e pequenos empresários das instituições bancárias da cidade e contou com palestra sobre planejamento financeiro e gestão empresarial

Por meio do programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura Municipal, o Dia do Crédito foi realizado, na tarde dessa quinta-feira (29), na cidade de Aparecida do Taboado. Empresários puderam esclarecer dúvidas sobre gestão financeira e conhecer linhas de crédito e produtos de instituições financeiras, voltados para apoiar e fomentar negócios. O evento foi sediado na Biblioteca Municipal e teve a participação de representantes do Sicredi, Sicoob, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Bradesco.

Micro e pequenos empresários puderem receber orientações sobre opções de abertura de conta, operações de crédito disponíveis a cada segmento de mercado, para escalar negócios, disponibilizados pelas agências bancárias da cidade. Além de fortalecer empresas locais, a proposta da ação é conscientizar empreendedores da importância do planejamento e cuidados na gestão financeira para minimizar riscos.

Para a analista-técnica do Sebrae/MS, Ana Flávia Arrais, o Dia do Crédito é uma das ações principais que compõem o Plano de Desenvolvimento Econômico do Programa Cidade Empreendedora em Aparecida do Taboado. “O objetivo é desmistificar o acesso ao crédito, orientar donos de pequenos negócios quando buscar recursos financeiros e a correta gestão de crédito e finanças, além de promover a aproximação dos empresários com as instituições financeiras locais”, afirmou a analista.

O evento, parte do princípio de melhoria na gestão financeira, possibilitando a ampliação de negócios e, consequentemente, impactos positivos na economia do município. Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Fátimo Dias, a parceria com o Sebrae/MS e a prefeitura, por meio do Cidade Empreendedora é muito frutífera, pois é através de eventos como o Dia do Crédito que os pequenos comércios têm cada vez mais chance de crescer. “É importante disponibilizar ferramentas e mecanismos para que o empresário possa ter os olhos voltados para o crescimento de seus negócios, mas sempre com responsabilidade, avaliando riscos e possibilidades. O Dia do Crédito proporciona isto. Novos investimentos, mais vendas e fazer circular mais recursos em Aparecida de Taboado”, pontua o secretário.

Durante a ação, foi ministrada uma palestra, pelo consultor do Sebrae/MS, Hudson Garcia e especialista em projetos para implantação de novos empreendimentos e captação de recursos. Dentro do tema abordado, “Como acessar as melhores linhas de financiamento”, os participantes puderam saber mais sobre a importância do planejamento financeiro.

A gerente de negócios da cooperativa de crédito Sicoob, Filomena Aparecida Malaquias Silva, comentou que o evento foi um dia de clareza para todos, no âmbito dos negócios. “O palestrante explorou como é nosso dia a dia, e como as agências podem ajudar. Além disso, tivemos a chance de explicar para cada participante, o que podemos oferecer para colaborar com novos investimentos em cada segmento”, disse Filomena.

Empresários aprovam

A fisioterapeuta e recém empresária Maria Eduarda Cantelli, é proprietária da marca Homônima. De acordo com ela, o conhecimento obtido durante a ação ampliou a visão sobre finanças. “São conhecimentos da área de finanças e crédito, que eu não conhecia por completo, por mais que outras pessoas já tentaram me explicar. A palestra foi esclarecedora. Refleti a importância do preparo ao contratar um financiamento, um empréstimo. Pude esclarecer dúvidas, como MEI, não conhecia tudo que as instituições bancárias oferecem aos pequenos empresários”, declara a empresária.

A médica veterinária Fábia Thaisa Guimarães dos Santos Braga, também atua na capacitação de pessoas na área da qualidade e segurança alimentar e, para ela, o Dia do Crédito foi uma ‘virada de chave’, sendo um divisor de águas no que tange o conhecimento na área financeira. “Hoje aprendi sobre a base da segurança financeira de uma empresa e obtive entendimento sobre aquisição de crédito, algo que um dia todo empresário pode precisar. Conteúdo enriquecedor que aplicarei no meu negócio “, finaliza Fábia.

O Dia do Crédito é uma das ações do programa Cidade Empreendedora, que visa promover o desenvolvimento econômico da cidade por meio do fortalecimento dos pequenos negócios. Mais informações podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou em através do site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.

SEBRAE/MS


Compartilhar