Secretário-adjunto da Secic recebe visita de adido dos Estados Unidos

25 de maio de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Na manhã desta quarta-feira (25), o secretário-ajunto da Secretaria de Estado de Cidadania e Cultura (Secic), Eduardo Romero, recebeu a visita do cônsul adido do governo dos Estados Unidos, Gerry Kaufman, que é o responsável pelas áreas de educação e cultura norte-americana no Brasil. O assessor de cultura e educação do Consulado Geral dos EUA, em São Paulo, Wesley S. Oliveira também participou do encontro.

Gerry Kaufman e Wesley Oliveira vieram conhecer o trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado do Mato Grosso do Sul, por meio da Secic como, por exemplo, a estrutura das oito subsecretarias que integram trabalhos na Secic, ações da Fundação Estadual de Cultura e, em especial, o Programa Cidadania Viva, que selecionou jovens bolsistas entre 16 e 29 anos, para desenvolverem função de mediadores sociais.

“Aqui na secretaria o objetivo da visita é conhecer um pouco mais os programas que nós desenvolvemos na área de cidadania. Saber um pouco dessa forma de organização que nós estamos adotando aqui no Estado e ao mesmo tempo estreitar pra possíveis parcerias”, explica Eduardo Romero.

Como responsável pelas relações internacionais nessas tratativas entre o governo norte-americano e o governo brasileiro, Gerry Kaufman também veio para avaliar possibilidades de possíveis parcerias de trabalho. “Vimos oportunidades de crescimento para grupos que, historicamente, não tinham as mesmas oportunidades. A ideia é integrar valores e também promover intercâmbio”, disse o cônsul.

Esta não é a primeira vez este ano que o secretário-adjunto recebe visita de um adido. Em 10 de março, Patrice Pauc, adido para Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França no Brasil, conheceu as ações das subsecretarias, Fundação de Cultura, o Programa Cidadania Viva e ainda a comunidade indígena de contexto urbano Água Bonita, em Campo Grande.

Depois da visita de Patrice Pauc, que coordena a parte de cooperação cultural, educativa, científica, entre outras em São Paulo, tendo ações para os estados do Sul, São Paulo e Mato Grosso do Sul, foi realizado em Campo Grande o Cine Concerto, que foi realizado no Museu da Imagem e do Som (MIS), entre os dias 12 e 14 de maio deste ano.

“Nós estamos tratando as mesmas possibilidades que tivemos com a França com o governo norte-americano fazendo uma tratativa de diplomacia, de aproximação, troca de informações, experiências e vislumbrando possíveis parcerias e ações em conjuntas. Ações estas voltadas para as áreas de educação, cidadania e cultura”, finaliza Eduardo Romero.

Eliane Ferreira – Secic
Foto: Divulgação


Compartilhar