Segunda edição do SILES acontece em outubro

30 de setembro de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Vêm aí a segunda edição do SILES – Saberes Integrados das Licenciaturas. De 18 a 20 de outubro, um encontro presencial e com transmissão on-line vai reunir profissionais e acadêmicos das áreas de Artes Visuais, Biologia, Geografia, História, Letras, Matemática, Educação Física e Pedagogia em discussões sobre o tema “Tecnologia e Humanização: uma educação embasada em princípios e práticas humanistas”.

Pensado para promover a integração entre corpo docente, discente, profissionais e comunidade através de debates que reflitam os principais temas contemporâneos das atividades educacionais, o evento chega a sua segunda edição com grandes expectativas.

Segundo a doutora Gisele Souza Rosa, uma das organizadoras do SILES, a edição de 2021 foi surpreendente pelo engajamento que gerou, especialmente em relação às palestras e minicursos. “Esse envolvimento dos participantes motivou o planejamento da segunda edição, visando cada vez mais despertar nos alunos e no profissional já formado, a sua importância”, disse ela. 

Com o fim das restrições por conta da pandemia, o SILES agora acontece de forma presencial, no campus da UNIGRAN em Dourados, mas também será transmitido on-line, através do canal da UNIGRAN EAD para contemplar acadêmicos e profissionais das mais mais de 180 localidades em que a instituição está presente.

As inscrições para o SILES são gratuitas e podem ser feitas através do site, garantindo um certificado de 50 horas extracurriculares e uma diversidade de conhecimentos através das palestras, mesas redondas e minicursos, disponibilizados durante os três dias de evento.

A abertura acontece no Salão de Eventos da UNIGRAN, no dia 18/10, a partir das 19h30 (horário de MS), com a palestra “Aprendizagem Ativa”, que será realizada por Thuinie Medeiros Vilela Daros, Mestre em Educação com MBA em Gestão da Aprendizagem. 

Já no dia 19/10, no mesmo local, Lucimeire Aparecida Garcia Calado discute os desafios da educação pós-pandemia na palestra “Potencialização das Tecnologias e Recomposição das Aprendizagens”.

O último dia de SILES acontece no Auditório do Bloco 10 do campus UNIGRAN, com programação matutina e noturna. Às 8h30, Cintia Diallo fala sobre as conquistas e desafios na Educação das Relações Étnico-Raciais. A noite, às 19h30, será a vez de Juliana Serraglio Pasini apresentar suas considerações sobre as Tecnologias digitais e as estratégias para promover a interatividade e mediação pedagógica.

Os mais de 10 minicursos que ficarão disponíveis durante os três dias do SILES abordam temáticas variadas como oficina de dança, teatro, produção textual, pesquisa científica, entre outros. Na edição anterior, o evento teve mais de 2 mil inscrições e os minicursos atraíram a audiência de quase 1.800 pessoas.

“A expectativa para essa segunda edição é que a gente consiga atingir um número maior de pessoas e que elas possam descobrir a licenciatura, e com isso a gente conseguir valorizar o professor. Nossa esperança é na valorização do professor, do profissional, que cada vez mais precisa ser valorizado”, destacou a organizadora.

Por Marcela Pagani


Compartilhar