Segunda fase da Olimpíada do Futuro começa em 14 de junho e inicia com vários candidatos aprovados
14 de junho de 2021A Sapientia é a primeira olimpíada de conhecimento do país a fomentar projetos propostos por jovens para solucionar problemas contemporâneos
A Sapientia, Olimpíada do Futuro, é uma competição que propõe a participação de jovens na resolução de problemas fundamentais que assolam a humanidade hoje, seguindo as discussões levantadas a partir da Agenda 2030 da ONU.
A competição dura pouco mais de sete meses e conta com três etapas individuais seguidas por três etapas em grupos formados pelos próprios alunos. O projeto vencedor será conhecido em dezembro, durante um evento que sempre guarda surpresas e muita emoção para todos os participantes.
Dando continuidade às etapas da Olimpíada, a prova da segunda fase estará / está aberta de 14 até 20 de junho, exclusivamente para aos participantes que foram aprovados na primeira fase. Nessa segunda etapa, que é individual e será classificatória, os participantes vão passar por uma prova discursiva que os convidará a refletir e escrever sobre um grande desafio global.
A Terceira Fase, durante a qual os participantes classificados terão que escrever suas cartas-manifestos como pré-projeto para ser aprovados para fase de grupos terá início no dia 26 de julho.
Em 2019, o projeto vencedor da Sapientia apresentou uma versão biodegradável (e comestível) de canudos produzida a partir de macaxeira e cera de carnaúba – a equipe produziu protótipos artesanais de boa qualidade, testados e aprovados pelo júri que avaliou os projetos finalistas. E, em 2020, a equipe vencedora desenvolveu uma jujuba para facilitar a ingestão de alimentos por pacientes oncológicos, já que a quimioterapia causa a perda do paladar e a baixa produção de saliva. Usando a infraestrutura da escola e sob acompanhamento de especialistas, os alunos desenvolveram a formulação e fabricaram protótipos que foram mostrados ao júri durante as etapas finais da olimpíada.
Sobre a Sapientia – Olimpíada do Futuro:
A Sapientia – Olimpíada do Futuro é organizada pelo Instituto Vertere em parceria com o Grupo Companhia das Letras. Trata-se de uma iniciativa transdisciplinar com o objetivo de estimular jovens estudantes a encontrarem solução para problemas da sociedade contemporânea, pautados pela agenda 2030 da ONU. A Olimpíada do Futuro é destinada a estudantes matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental II a formandos do Ensino Médio, e demais interessados fora deste perfil podem participar das primeiras fases da competição, que se divide em 6 etapas que exercitam diferentes meios de comunicação e habilidades. Os finalistas concorrem a medalhas de ouro, prata e bronze. Site: https://olimpiadadofuturo.com.br
Instituto Vertere
O Instituto Vertere é uma entidade com mais de 20 anos de experiência no acesso a olimpíadas do conhecimento, e sua equipe é responsável pela criação e execução das principais provas olímpicas do Brasil, como a Olimpíada Brasileira de Linguística (OBL) em 2017, Olimpíada Brasileira de Economia (OBECON) em 2018, entre outras como Astronomia, Biologia, Economia, Física, Linguística e Medicina. O Instituto também investe em tecnologias que propõem democratizar o acesso às olimpíadas e ajudar os alunos na preparação para provas nacionais e internacionais. Site: https://institutovertere.org
Por Felipe Pimentel