Seis dicas básicas de matemática financeira para crianças

Seis dicas básicas de matemática financeira para crianças

22 de junho de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Os ensinamentos financeiros na primeira infância são fundamentais para a criança saber o valor do dinheiro e principalmente como aplicá-lo de forma inteligente.

O professor Cesar Guimarães, Diretor da MMP Materiais Pedagógicos, costuma dizer que a matemática financeira é uma arte, tem muita gente grande que tem dificuldade em entender a relação com o dinheiro.

“A gente tende a dizer que as crianças não conseguem entender de finanças, afinal elas não têm experiência com isso, mas, se você nunca começar, a criança nunca vai ter experiência mesmo. Deixar a criança administrar um pouco de dinheiro, vale a pena, mesmo que nas primeiras vezes ela gaste tudo com doces. Separe um valor coerente com a idade dela e deixe ela mesma se desenvolver. (E tenha paciência!)”, sugere Cesar.

O legal é deixar a criança entender que se ela vai querer gastar, o dinheiro precisa vir de algum lugar, e tem algum custo ou esforço.

“Veja, esse custo pode ser algo como um valor por semana, se acabou, vai ter que esperar até a semana que vem para ter mais, isso vai ajudar a trabalhar a ansiedade da criança. Ou esse custo pode ser algo mais prático, como um pagamento por lavar uma louça ou varrer a casa”, explica.

Para finalizar, Cesar Guimarães compartilha seis dicas básicas para aplicar a matemática financeira com as crianças:

1 – Tão importante que economizar dinheiro é saber gastar de forma certa. Se a criança souber administrar e fazer escolhas certas no uso do dinheiro ela vai conseguir aproveitar melhor;

2 – Insista em materiais lúdicos, o Kit Matemática Financeira é ótimo para isso;

3 – Tenha uma abertura para falar de dinheiro, sem parecer que está explorando alguém ou que é “selvagemente” capitalista;

4 – Comece pedindo para a criança fazer uma compra, dê um dinheiro para ela e peça que ela mesma vá pegar um sorvete;

5 – Faça um contrato de prestação de serviço com seu(sua) filho(a), recompensando com um pagamento por um serviço de casa, como lavar a louça, varrer a casa, etc;

6 – Tente mudar a frase: ganhar dinheiro para fazer dinheiro, afinal, você não ganha como presente, mas em retribuição a um produto ou serviço prestado.

Para saber mais, acesse: https://mmpmateriaispedagogicos.com.br/produto/kit-matematica-financeira/

Informações à Imprensa:

Way Assessoria de Comunicação

Jéssica Danne Moura – 11 98230-9405 – jessica@waycomunicacao.com.br

Gabriela Andrade – 11 98092-8061 – jornalismoway@gmail.com

@waycomunicacao – www.waycomunicacao.com.br


Gabriela AndradeWay Assessoria de Comunicação+ 55 11 98092-8061São Paulo | Brasilhttp://waycomunicacao.webnode.com/
https://www.facebook.com/waycomunicacaooficial/
https://www.instagram.com/waycomunicacao/


Compartilhar