Senador Nelsinho Trad propõe criação do Dia Nacional da Incontinência Urinária

18 de fevereiro de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Foto: Luís Carlos Campos Sales

O senador Nelsinho Trad (PSD) propôs, no Senado Federal, a instituição do Dia Nacional da Incontinência Urinária, para ser celebrado, a cada ano, no mesmo 14 de março em que esse distúrbio é comemorado mundialmente. “Requeiro também a realização de audiência pública para discutir a importância de prevenção e tratamento da incontinência urinária”, alertou o senador Nelsinho Trad, médico urologista.

De acordo com os dados da Sociedade Brasileira de Urologia, cerca de 35% das mulheres com mais de 40 anos e após a menopausa lidam com o problema. “Na população brasileira, incluindo homens e mulheres, estima-se que 5% sofram de incontinência”, explicou o senador Nelsinho Trad.

Para o parlamentar, médico urologista com mais de 30 anos de experiência, ainda falta a divulgação sobre a prevenção e o tratamento para esse distúrbio. “Há diferentes tipos de incontinência urinária, sendo os principais a incontinência de esforço, que se manifesta associada a esforços físicos ou a tosse e espirros, e a de urgência, que surge súbita e inesperadamente em meio às atividades diárias. Felizmente há meios de prevenção assim como de tratamento”, destacou.

O senador justificou, ainda, que o tratamento tanto pode ser cirúrgico como basear-se em medicamentos e exercícios fisioterápicos.

“Proponho para a audiência a presença dos seguintes convidados: representante do Ministério da Saúde; o doutor Ricardo Vita, diretor do Departamento de Integração Associativa / Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) /diretor do hospital militar de SP; a doutora Fátima Fani Fitz, Presidente da Associação Brasileira Pela Continência BC Stuart; o doutor Júlio Geminiani Urologista, vice-Presidente da Associação Brasileira Pela Continência BC Stuart; o doutor Luiz Gustavo Brito, presidente da UROGINAP, representante da Sociedade Brasileira de Urologia – MS SBU/MS.

Neiba Yukil Ota Marinho


Compartilhar