Senai apresenta pesquisa e inovações para capacitação durante Show Florestal

26 de maio de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Pesquisa e inovações para qualificação de profissionais são as frentes escolhidas para apresentar o Senai ao público do Show Florestal, que começou na terça-feira (24/5) e segue até sexta-feira (27/5), no Arena Mix, em Três Lagoas. Quem visitou o estande pode conferir de perto os estudos desenvolvidos com o uso de biomassa, além da estrutura de última geração utilizada para capacitar funcionários da indústria florestal.

Segundo o gerente regional do Senai, Rodolpho Caesar Mangialardo, há uma demanda reprimida de mão de obra qualificada em Mato Grosso do Sul e, por isso, optou-se por apresentar na feira a capacidade de formação da instituição.

“O Senai tem total competência para qualificar a mão de obra do chão de fábrica, a mão de obra da indústria e a mão de obra de liderança. Quando falamos de eucalipto, podemos formar profissionais para atuar em todas as etapas, desde a preparação da terra para plantio até a industrialização da celulose. Podemos atender não só em Três Lagoas, mas em todo Estado, a demanda que for necessária”, garantiu Rodolpho Mangialardo.

As inovações para transformação de resíduos para produção de energia renovável foram apresentadas pelos pesquisadores do ISI Biomassa (Instituto Senai de Inovações em Biomassa). Além de visitar a escola móvel da colheita florestal, os empresários puderam experimentar os simuladores de corte de eucalipto. A tecnologia instalada na carreta divide espaço com a sala de aula utilizada para aulas teóricas.

Até mesmo o secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, participou da demonstração com as máquinas. Ele lembrou que o alto nível tecnológico é uma das grandes marcas do setor florestal.
“Percebemos o quanto de tecnologia o setor exige. Isso quer dizer que precisamos de profissionais altamente qualificados para termos boa produtividade. O Senai está com toda a estrutura necessária para formação das pessoas para operar a base florestal do Estado. O que nós vimos aqui hoje, seja na pesquisa ou na formação, demonstra o preparo para o grande desafio que é tornar Mato Grosso do Sul o vale da celulose”, destacou Jaime Verruck.

Na abertura do evento, o secretário também apresentou o Plano Estadual de Desenvolvimento Sustentável de Floresta Plantada, o Pró-floresta, que animou ainda mais os investidores do setor.

O diretor do Show Florestal, Ricardo Malinowski, destacou a importância do evento, adiado em dois anos devido à pandemia, e elogiou o empenho do governo e a iniciativa privada para realização da feira.  “Estamos em um Estado que cada vez mais se mostra propício aos negócios. Os procedimentos aqui parecem mais fáceis. Existe um trâmite direto para o negócio e o Show Florestal tem esse propósito. É negócio. É lançamento. É Inovação”.

Presidente da Reflore Mato Grosso do Sul, Junior Ramires afirmou que não só Três Lagoas ganha com o evento, mas todo Mato Grosso do Sul, e agradeceu os parceiros. “Agradeço a todos que trabalham para o setor florestal de Mato Grosso do Sul ter o tamanho que tem hoje e se tornar ainda maior daqui para frente”, finalizou.

Leia mais notícias em nosso site: www.fiems.com.br

Assine nossa newsletter e fique por dentro do que acontece na indústria: www.fiems.com.br/newsletter

FIEMS


Compartilhar