Senai e Sesi levam de robô a artes plásticas à Showtec 2024

Senai e Sesi levam de robô a artes plásticas à Showtec 2024

22 de maio de 2024 Off Por Marco Murilo Oliveira
Compartilhar

O estande do Senai e do Sesi chama atenção em meio aos mais de 150 instalados na Showtec 2024, evento que começou nesta terça-feira (21/05) e segue até quinta-feira (23/05), em Maracaju. Não se engane, robô educativo e artes plásticas podem ajudar a impulsionar o setor produtivo e é justamente isso que as equipes comprovam para quem visita a feira.

De acordo com o diretor-regional do Senai, Rodolpho Caesar Mangialardo, a participação no evento é fértil e pode gerar grandes parcerias. “É o sexto ano consecutivo que participamos da Showtec e, além de trazer tecnologia, aprendemos com quem está aqui”.

Entre os serviços apresentados pelo Senai, o diretor-regional destaca o Laboratório de Sementes, capaz de analisar a qualidade das sementes antes do produtor colocá-la no solo; inovações, como os drones pulverizadores; e inteligência artificial, capaz de auxiliar nas tomadas de decisão de quem trabalha com o campo; além qualificação profissional para operar tecnologias do campo.

O superintendente do Sesi Mato Grosso do Sul, Régis Borges, destacou a importância da atuação da instituição em uma região tão importante quanto a de Maracaju. “Tanto na parte de educação básica, robótica, de cultura e inovação social, a relação da agroindústria na parte de saúde e segurança do trabalho. Tudo isso faz parte da nossa missão enquanto Sesi diante do setor produtivo”, destacou.

Durante a abertura, o governador Eduardo Riedel, destacou o papel do Sesi e do Senai no desenvolvimento econômico do Estado. “É o braço que consegue estender em termos de capacitação e formação, que é uma grande demanda hoje. Sem essas estruturas dificilmente conseguirmos atingir os resultados que temos atingidos”.

O secretário de estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento, Jaime Verruck, ressaltou o caráter inovador dos serviços oferecidos pela Fiems. “Ter a Federação das Indústrias aqui presente, é ter a tecnologia chegando ao agro. E não tem como falar em tecnologia, sem falar em qualificação profissional, inovação e pesquisa, que são ações desenvolvidas pelo Senai e Sesi”.

O prefeito de Maracaju, José Marcos Calderan, destacou a importância econômica do evento para Maracaju. “O papel do município é incentivar e continuar apoiando ao máximo essas ações “.

A Showtec é promovida pela Fundação MS, que está presente em 10 unidades de pesquisa e influencia 1.800.000 hectares no Mato Grosso do Sul. São 21.180 parcelas de pesquisa gerando resultados que dão base para o crescimento da agropecuária sul-mato-grossense.

FIEMS


Compartilhar