Sérgio Longen recebe procurador-geral da República para palestra sobre Compliance no Sistema S

21 de março de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

O presidente da Fiems, Sérgio Longen, recebeu, na última sexta-feira (18/03), o procurador-geral da República, Augusto Aras, que ministrou a palestra “A importância do Compliance no Sistema S”.

Voltada para empresários, autoridades e profissionais do Direito, o evento formalizou a introdução do programa de integridade para aperfeiçoar o funcionamento do programa de governança corporativa da Federação das Indústrias.

Para Longen, a adoção das medidas de controle traz segurança para os gestores do Sistema S e para a indústria de um modo geral. A palestra do chefe máximo do Ministério Público demonstrou os benefícios do programa.

“Ouvir hoje do procurador-geral Augusto Aras que os controles são importantes, mas que o empreendedorismo também é importante, que a balança precisa ser colocada à frente, é para nós uma tranquilidade muito grande”, afirmou.

Durante a palestra, Aras destacou a importância de empresas e entes governamentais terem regras claras de Compliance e também de desenvolverem sistemas de governança. “Isso é fundamental para que o controle se faça em prol do empreendedorismo, em prol da organização e das atividades empresariais, reduzindo custos, reduzindo despesas e alavancando um desenvolvimento econômico, social e ambiental sustentáveis”, ressaltou.

Segundo Carlos Vinícius Alves Ribeiro, secretário-geral do Conselho Nacional do Ministério Público, instituições privadas que prestam atividades de interesse coletivo foram estimuladas a aplicar instrumentos de governança corporativa.

“Quando uma corporação implanta esse sistema de Compliance, esse sistema de controle interno, ela garante para os seus parceiros, tanto privados e principalmente os públicos, que toma medidas de contenção para se evitar corrupção. E isso agiliza processos de parceria e contratação e dá credibilidade para aquela instituição”, comentou.

O secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, destacou o caráter inspirador e eficiente das medidas de controle.

“A partir do momento que a gente consegue gerar eficiência dentro do Sistema S, isso contribui para a eficiência do setor público. Isso serve como modelo também. Com várias instituições implantando seus Compliances, criamos uma grande rede de controle e governança”, disse.

Advogado e coordenador acadêmico do evento, Daniel Castro, que também é juiz membro do TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul, auxiliou no desenvolvimento do Compliance e destacou a importância do programa.

“É uma mudança de cultura que hoje é uma tendência, uma necessidade nacional, e que, sem dúvida nenhuma, todo o Sistema S vai utilizar a Fiems como uma referência pelo trabalho que vem desenvolvendo nos últimos dois anos”, destacou o juiz do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul).

Também participou do evento o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, Carlos Eduardo Contar. Ele considera interessante o engajamento da iniciativa privada na implantação do Compliance.

Já o Senador Nelsinho Trad parabenizou o presidente Sérgio Longen e as autoridades do Judiciário pela iniciativa de debater o assunto.

Boas práticas de governança corporativa

O Sistema Fiems tem como um de seus pilares a adoção de boas práticas de governança corporativa. Em 2020, a entidade iniciou a implantação do Programa de Compliance, que visa prevenir riscos, atuar em todos os processos sensíveis e estar alinhado às melhores práticas, sempre orientados pela ética, pela integridade e pela transparência.

Desde então, a gerência do Compliance atua com autonomia, independência, imparcialidade, gerindo ações e medidas de integridade, monitoramento e acompanhamento do programa interna e externamente.

É importante ressaltar que todas as políticas aprovadas passaram pelos conselhos do Sesi, Senai e da diretoria do Sistema Fiems.
O ano de 2021 foi encerrado com 100% das políticas previstas para o programa aprovadas e aplicadas.

Após isso, o sistema tem adotado medidas que permitiram aprimorar as ações, para se tornar referência no País quando o assunto for integridade.

Link com as sonoras do evento e imagens de apoio: https://we.tl/t-BGsKh987nZ 

Leia mais notícias em nosso site: www.fiems.com.br

Dúvidas? Entre em contato com nossa Assessoria de Comunicação: (67) 3389-9244


Compartilhar