Sesc Itaquera promove apresentações gratuitas do coletivo de palhaçaria feminina Rainhas do Radiador

30 de junho de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

As apresentações dos espetáculos “Raiow Rainhas” e “Quizumba” no Sesc Itaquera, são opções de passeios gratuitos com crianças na Zona Leste.

Espetáculos “Raiow Rainhas” e “Quizumba” celebram figuras pouco valorizadas na história do circo  

O coletivo de palhaçaria feminina Rainhas do Radiador irá apresentar dois espetáculos de circo diferentes, com entrada gratuita, no Sesc Itaquera, que fica na Av. Fernando do Espírito Santo Alves de Mattos, 1000 – Itaquera, São Paulo – SP.

No dia 03 de julho de 2022 (domingo), às 15h00, o grupo apresenta o espetáculo “Raiow Rainhas”. A montagem retrata personagens extravagantes com números de habilidades que exaltam a potência presente em todo ser humano, subvertendo o que seria motivo de submissão, vergonha, exclusão, para que se tornem a potência máxima de um show criativo e muito divertido. 

Com direção de Geisa Helena, da Trupe Koskowisck, a peça é inspirada em figuras que fizeram história no circo, porém nunca tiveram este lugar de importância devidamente reconhecido, como as mulheres da Luta Livre, modalidade que ficou mundialmente conhecida com pouca visibilidade para a versão feminina.

Unindo palhaçaria, música, mágica, acrobacias e luta livre, a peça é uma brincadeira com os antigos “Circos de Parque” com figuras pouco convencionais, re-identificando-as com os atuais “excluídos” e “rejeitados” da sociedade. 

Com a temática de trazer para a cena o protagonismo de figuras apagadas da sociedade e da história das artes, como as mulheres que lutavam em circo, figuras femininas excêntricas e pessoas que divergem da norma por alguma característica, a peça “Raiow Rainhas” questiona, de forma bastante cômica, o status quo destas pessoas dentro do circo.

E no dia 30 de julho (domingo), às 15h00, o grupo apresenta “Quizumba”, que conta a saga de Ursa Maior, uma palhaça negra, dona de seu próprio circo, que apresenta um espetáculo apenas com a ajuda da sua companheira, uma capivara nada comum.

Utilizando palhaçaria, música, manipulação de bonecos e outros elementos, o espetáculo é um solo da palhaça Loi Lima, que homenageia, de forma lúdica e divertida, importantes figuras negras que influenciaram os rumos das cenas circenses. Além de propor uma reflexão sobre a forte influência desses artistas, também destaca a potência feminina negra na reinvenção das realidades, principalmente na  construção do circo brasileiro.

Sobre as Rainhas do Radiador

O coletivo de palhaçaria Rainhas do Radiador, que é formado por uma mulher preta, Loi Lima, e duas mulheres LGBTs, Aline Hernandes e Ana Pessoa, tem como pesquisa a comicidade física feminina. Através de esquetes, acrobacias e cenas clássicas, as artistas usam de suas excentricidades e irreverência, não apenas para colocar mulheres dissidentes da norma em foco, mas também questionar a ausência e até o apagamento histórico de tantas outras figuras.

Mais informações: www.facebook.com/Rainhas-do-Radiador  e @rainhasdoradiador

SERVIÇO: Espetáculos de circo com as Rainhas do Radiador no Sesc Itaquera

Com Rainhas do Radiador

Grátis – Classificação Livre

Onde: Sesc Itaquera – Endereço: Av. Fernando do Espírito Santo Alves de Mattos, 1000 – Itaquera, São Paulo – SP, 08265-045 – Telefone: (11) 2523-9200

Espetáculo “Raiow Rainhas”

Sinopse: O circo chegou trazendo as atrações mais espetaculares do momento. Você não pode perder as finais do campeonato de Luta Livre, as canções da Mulher Centopéia, as mágicas e ilusionismos das trigêmeas SimSalaBim, e muito mais! Quem ficava de fora, agora ocupa o centro do picadeiro e promete abalar as estruturas com toda sua potência e irradiação! Duração: 45 minutos

Quando: 03 de julho de 2022 (domingo) – Horário: 15h00

Espetáculo “Quizumba”

Sinopse: Mágica, Música e Mistério dão o tom de um espetáculo que busca olhar para a forte influência de artistas negros desconhecidos ou pouco conhecidos na construção do circo brasileiro, homenageando e pedindo licença as importantes figuras negras que influenciaram os rumos das cenas circense nestas terras. Duração: 45 minutos

Quando: 30 de julho de 2022 (domingo) – Horário: 15h00

Por Luciana Gandelini


Compartilhar