Setor de casa e decoração cresceu 300% no e-commerce nos últimos dois anos

20 de setembro de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Na pandemia, as pessoas investiram mais em criar ambientes aconchegantes

Desde a pandemia, inúmeros segmentos de mercado precisaram alavancar as suas estratégias de venda e-commerce e com o setor de casa e decoração não foi diferente. 

O fato de as pessoas passarem mais tempo em suas casas também fez com que sentissem maior necessidade de repensar os ambientes, tornando-os mais bonitos e aconchegantes. 

De acordo com pesquisa realizada pela Nuvemshop, a seção de casa e decoração demonstrou alta de 300% nas compras pela internet entre 2019 e 2021, o ticket médio do ramo foi de R$ 249,62 em 2020 para R$ 262,48 em 2022.

Renato Rodrigues, CEO da Guipack, especialista em materiais de proteção no momento da reforma, reforça as principais tendências em reforma e decoração para que os espaços residenciais se tornem ainda mais belos e confortáveis. 

Principais tendências em decoração e reforma para ambientes aconchegantes e modernos

Cores e tom sobre tom

Aquele padrão de paredes brancas já tem sido quebrado em 2022 e segue sendo tendência em 2023, os tons terrosos estão em alta (marrom, bege e creme). Essas cores remetem ao conforto, tornando o ambiente mais aconchegante. 

Mas a grande tendência está na utilização da mesma cor em diferentes tonalidades, o famoso tom sobre tom e quando se pensa na ampliação de ambientes, essa é uma alternativa a se considerar.

E não se pode esquecer dos materiais imprescindíveis para a proteção de pisos em material papel kraft laminado, essa é uma maneira de proteger os ambientes e de tornar o processo da pintura muito mais eficiente e sem o transtorno da limpeza após o trabalho.  

Peças multifuncionais

As pessoas têm buscado cada vez mais praticidade e um sinal disso é a busca por peças que assumem diferentes papéis em um ambiente, como é o caso da cama que pode ser embutida no escritório, a mesa de canto que se alonga em uma mesa, etc. 

Minimalismo, mas com ressalvas!

O minimalismo tem sido um assunto em alta, mas é preciso prestar atenção em como utilizar essa tendência da forma ideal. As linhas retas que imprimem estilo com quantidade reduzida de objetos de decoração, com design elegante, padrão simétrico, continuarão sendo tendência para o próximo ano. 

Planeje um cômodo de cada vez

O processo de reforma em casa sempre traz desconforto quando é realizado com os moradores presentes. Reformar um cômodo por vez é uma das orientações para que o trabalho se concentre em apenas um ponto da casa e para que fique menos invasivo para os familiares.  

Natureza mais próxima

A utilização de plantas naturais, janelas maiores, ambientes integrados com a área externa, entre outros fatores, será importante para transmitir a sensação de descanso, paz e conforto. 

Principalmente no período da pandemia, as pessoas sentiram cada vez mais necessidade de explorar áreas externas e a aproximação da natureza, remetendo à sensação de refúgio, que tem sido uma das grandes tendências que vieram com força.

Quais dessas referências fazem parte da sua casa? 

Daiana Barasa


Compartilhar