Side event COP 27: “O Brasil pode ser um líder global em clima novamente? O papel da Amazônia nas emissões líquidas zero do Brasil”

17 de novembro de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Mesa de debate promovida pelo IPAM Amazônia, Instituto Ethos, Uma Concertação pela Amazônia e a Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura discute a reinserção do Brasil na geopolítica climática global

O papel da Amazônia para a retomada do protagonismo brasileiro no cenário climático mundial será tema de um debate durante a COP 27 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2022), que acontece até o dia 18 de novembro, em Sharm El Sheik, no Egito. O side event  “O Brasil pode ser um líder global em clima novamente? O papel da Amazônia nas emissões líquidas zero do Brasil” acontecerá no dia 15 de novembro (ver detalhes do evento abaixo).   A discussão é promovida pelo Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM Amazônia), Instituto Ethos, Uma Concertação pela Amazônia e a Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura. 

O Brasil é o 6º maior emissor de gases de efeito estufa do mundo e metade do carbono gerado no país é proveniente do desmatamento na Amazônia. Os recordes recentes de derrubada da floresta colaboraram para a perda do protagonismo brasileiro nas discussões climáticas do planeta. O objetivo do debate é apresentar ações urgentes e necessárias para reinserir o Brasil na geopolítica climática global, a partir de diferentes vozes e diálogos multissetoriais sobre como frear o desmatamento e promover o desenvolvimento sustentável no país. 

Participam do evento Ane Alencar, Diretora de Ciência do IPAM; Renata Piazzon, diretora do Instituto Arapyaú e secretária executiva da Uma Concertação pela Amazônia; Marina Ferro, gerente executiva Instituto Ethos; José Carlos da Fonseca, Co Facilitador Coalizão Brasil, Clima, Floresta e Agricultura; Helder Barbalho, Governador do Estado do Pará e representante do Consórcio Interestadual da Amazônia Legal.

O IPAM Amazônia é uma organização científica, não governamental, que trabalha pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia. 

Uma Concertação pela Amazônia é uma rede plural e apartidária, criada para buscar propostas e projetos para o desenvolvimento sustentável da região.

A Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura é uma rede que atua em prol da liderança do Brasil em uma nova economia de baixo carbono, competitiva, responsável e inclusiva.
O Instituto Ethos é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que promove a mobilização e sensibilização no setor empresarial visando a promoção de negócios socialmente responsáveis.

SERVIÇO
Data: 15/11/2022
Horário: 16h45 às 18h15 (Egito), 11h45 às 13h15 (Brasília) Local: Sala Thutmose Com transmissão e tradução simultânea

Ipam Com,.


Compartilhar