Sindicato da Saúde recorre ao Tribunal Regional do Trabalho contra HNSA

29 de setembro de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Hospital comunicou o Sindicato sobre a intenção de paralisar às negociações de Acordo Coletivo

Em ofício, encaminhado no último dia 08/08, o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, por meio do seu Diretor Executivo – Marco Antônio Calderon de Moura -, comunicou a paralisação das negociações coletivas, alegando falta de recursos para reposição salarial dos colaboradores, fato que teve como consequência a notificação do Sindicato da Saúde de Três Lagoas junto ao Tribunal Regional do Trabalho. 

O Sindicato havia enviado uma carta-proposta solicitando, entre outros benefícios, a correção salarial de 11,73%, correspondente à inflação do período, maio (data-base). “Desde 2018 a nossa classe vem ficando no prejuízo, já que nunca conseguimos, no mínimo, o reajuste inflacionário, ou seja, no acumulado a nossa categoria está com déficit de 22,76%. Isso não é justo, queremos apenas o reconhecimento pelo trabalho essencial que executamos”, explicou o presidente do Sindicato, João Carvalho.

Ainda de acordo com o presidente, neste ano, o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora fez uma única proposta, sendo de 5% de reajuste salarial e R$ 50,00 a mais no Vale-Refeição – desde que o funcionário não apresente atestado ou permaneça afastado, rechaçada em assembleia por unanimidade. “Se formos falar em salário, o oferecido, mais uma vez, fica abaixo da inflação do período. E sobre o VR (Vale-Refeição) é inaceitável, o trabalhador se afasta ou pega atestado, porque está sem condições de trabalho e, por isso, será penalizado?” questionou, Carvalho. 

Por fim, o Sindicato deu entrada no Tribunal Regional do Trabalho em busca de uma intermediação para a situação. “Lamento que uma entidade centenária, que proporcionou grandes avanços para a nossa comunidade, trate tão mal seus colaboradores. Espero que a justiça interceda e nos ajude a fechar essa negociação”, finalizou João.

O primeiro encontro frente ao mediador da Justiça do Trabalho está agendado para o dia 28/09 de forma on-line.


Compartilhar