SMPED celebra Dia Internacional da Pessoa com Deficiência com show da banda Jota Quest

SMPED celebra Dia Internacional da Pessoa com Deficiência com show da banda Jota Quest

8 de dezembro de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Evento aconteceu no dia 02 de dezembro com exibição do jogo do Brasil na Copa do Mundo no Catar

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) realizou na última sexta-feira, 02 de dezembro, a 1º “Festiva – Festa Inclusiva”, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, na zona sul da capital.

O evento teve início às 14h e aconteceu em celebração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (03/12). A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) e, desde 1992, marca a luta por direitos, inclusão e acessibilidade das pessoas com deficiência.

A Festiva foi inspirada nos grandes eventos paralelos à maior competição esportiva do planeta, a Copa do Mundo. Essa foi a primeira ‘Fant Fest’ feita especialmente para reunir e incluir a torcida de pessoas com deficiência da cidade de São Paulo.

Diversas atrações fizeram parte do sucesso deste dia. A Cia Suzie Bianchi abriu a programação com uma apresentação de Circodança – prática que se tornou uma das principais referências no ensino e divulgação do circo e da dança no Brasil, e que inclui artistas com e sem deficiência.

Na sequência, uma cerimônia reuniu 32 convidados para desfilar hasteando as bandeiras dos países que disputam a Copa do Mundo no Catar. Durante a abertura do evento, a secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Silvia Grecco, agradeceu a todos os envolvidos neste que foi um dos maiores eventos já realizados pela secretaria e também lembrou a importância dessa celebração para o segmento. “Amanhã é um dia muito importante pra nós, Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, data que lembra nossa luta por direitos, dia de conscientização, mas também de festejar, e festejar, em clima de Copa do Mundo, por isso trouxemos todos vocês aqui, com toda a infraestrutura e acessibilidade”, disse.

Antes do jogo Brasil X Camarões, aconteceu uma mesa redonda mediada pelo jornalista Marco Aurélio Souza e o mestre de cerimônia Gabriel Facchini. Participaram da conversa o ex-jogador, campeão mundial pela seleção brasileira, Edmilson, o ex- atleta Daniel Dias e o presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Mizael Conrado. Juntos discutiram o desempenho da nossa seleção na Copa do Mundo deste ano.

Em seguida, as mais de 3.500 pessoas presentes no Centro de Treinamento do CPB assistiram ao jogo do Brasil, diversos telões foram instalados no espaço destinado ao evento.

Mesmo com a derrota da nossa seleção, ninguém desanimou ao som da banda Jota Quest que se apresentou logo depois da partida. A banda mineira cantou sucessos como ‘Só Hoje’, ‘Na Moral’, ‘Dentro de um Abraço’ e muitos outros.

A Festiva contou com recursos de acessibilidade como audiodescrição, intérpretes de Libras, guia-intérprete, legendagem e Espaço TEA (destinado a pessoas com autismo). A organização foi da SPTuris com apoio da agência Turn On The Light – Ideias & Conexões, SPTrans e Comitê Paralímpico Brasileiro.

Agência Viva


Compartilhar