SMS promove mais uma edição do Dia D de Saúde Bucal nos Centros de Educação Infantil de Três Lagoas

SMS promove mais uma edição do Dia D de Saúde Bucal nos Centros de Educação Infantil de Três Lagoas

16 de maio de 2024 Off Por Marco Murilo Oliveira
Compartilhar

Com o objetivo de estimular o desenvolvimento do autocuidado e a adoção de hábitos saudáveis entre os estudantes, a Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Coordenadoria de Saúde Bucal e do Programa Saúde na Escola, em parceria com Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), realizou nesta quarta-feira, 15 de maio, mais uma edição do Dia D da Saúde Bucal. A iniciativa, em parceria com o Ministério da Saúde, aconteceu em 56 municípios de Mato Grosso do Sul ao longo deste mês.

O Dia D da Saúde Bucal ocorre nos Centros de Educação Infantil (CEIs): Andréa Martinez Tabanez, Professora Diva Garcia De Souza, Novo Oeste 2, Novo Alvorada, Guanabara e Professor Neife De Souza Lima. O projeto estabelece novas estratégias que geram impacto nos índices epidemiológicos dos agravos em saúde bucal. Em comemoração ao primeiro ano de assinatura da Lei 14.572/23, que inclui a Política Nacional de Saúde Bucal no SUS (Sistema Único de Saúde), as ações ocorrem no mês de maio e refletem a significância das equipes de saúde bucal na assistência e cuidado à população

De acordo com a SMS o objetivo é que essas ações sejam continuadas, principalmente, com a inserção da técnica do ART no município, que nesta ação foi realizada pelos cirurgiões dentistas Mateus Sousa Azevedo e Bruna Chaves e com as auxiliares em saúde bucal Rosângela de Lima e Rozilene Ferreira. Por se tratar de um tratamento restaurador o mesmo pode ser feito fora do consultório odontológico com uso de isolamento relativo, ela proporciona o acesso ao serviço odontológico para populações que possuem dificuldades de chegar ao atendimento da unidade de saúde facilitando assim a vida dos pais e responsáveis que trabalham o dia todo, o projeto será continuado e vai ser expandido para outras unidades educacionais no município em uma parceria com a SEMEC conforme disse a coordenadora de saúde bucal Laís Fernanda Arcanjo e a cirurgiã dentista responsável pela aplicação da técnica Michela Sostena.

A estratégia também envolveu o programa de prevenção em saúde bucal no centro de educação infantil Prof. Neife de Souza Lima, visando as crianças de 1 a 5 anos, buscando introduzir conceitos de promoção e prevenção de forma lúdica e acessível coordenados pela cirurgiã dentista Vânia Sales, utilizando materiais didáticos e atividades interativas. A experiência de alfabetização em saúde bucal, que abordou tratamento, promoção e prevenção, alcançou êxito ao incorporar elementos lúdicos e contar com a participação ativa dos dentistas como protagonistas do conhecimento. Através de teatro, brincadeiras e histórias, as crianças absorveram de forma envolvente conceitos essenciais de higiene bucal.

Estiveram presentes além dos diretores Fernanda Cristina Ferreira e Aroldo Silva auxiliado de suas coordenadoras Lucimar Barbosa e Laís Loureiro de Oliveira as técnicas do núcleo pedagogico da secretaria municipal de educação, Josie Kelly Linhares, Nilze Gomes, Nathália Barboza e Rosenilda Cardoso acompanhando a execução do projeto.

Assessoria de Comunicação Prefeitura de Três Lagoas


Compartilhar