Sodexo Benefícios e Incentivos destaca estudo da Universidade da Califórnia, que revela 31% a mais de produtividade quando o colaborador está feliz

Sodexo Benefícios e Incentivos destaca estudo da Universidade da Califórnia, que revela 31% a mais de produtividade quando o colaborador está feliz

17 de março de 2023 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Companhia traz ainda seis fatos da realidade brasileira que reforçam a importância do cuidado com a saúde e bem-estar como um benefício aos trabalhadores

São Paulo, 17 de março do ano 2023 – A saúde, o bem-estar e seus impactos no trabalho são temas que seguem em uma crescente, principalmente após a pandemia do COVID-19 e todas as mudanças geradas por ela. Nesse cenário, o papel da empresa para a saúde física, mental e psicológica do trabalhador tem se mostrado cada vez mais relevante e de benefício mútuo. Um estudo realizado pela Universidade da Califórnia identificou que um trabalhador feliz é, em média, 31% mais produtivo, três vezes mais criativo e vende 37% a mais em comparação com outros. Considerando o panorama, a Sodexo elencou quatro fatos do porquê é tão importante promover o bem-estar e o acesso a ele dentro e fora do ambiente de trabalho, com algumas dicas de implementação.

1. Brasileiros são os que menos praticam exercícios físicos no mundo

Uma pesquisa com 29 países realizada pela Ipsos mostra que o Brasil tem a adesão mais baixa à prática de atividades físicas. Em média, os brasileiros se exercitam apenas 3 horas por semana e 40% dos brasileiros entrevistados disseram que não dedicam nenhum tempo ao condicionamento físico. Globalmente, o número de horas semanais dedicadas aos exercícios dobra: são 6,1.

2. O Brasil é o país com mais casos de ansiedade mundialmente

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 2019 mostraram que o Brasil é o país mais ansioso do mundo e um dos líderes em casos de depressão, o que se intensificou nos últimos anos. Uma pesquisa global liderada pela Universidade Estadual de Ohio (EUA) apontou que o Brasil continua líder em índices de ansiedade e depressão na pandemia, com um aumento de 25% em casos envolvendo essas duas doenças. Além disso, o país também ocupa o 2º lugar no ranking de nações com mais diagnóstico de burnout.

3. O padrão alimentar brasileiro aparece entre os 5 piores do mundo

A revista científica Nature Food publicou um estudo que analisa a evolução do padrão alimentar globalmente entre 1990 e 2018. Os pesquisadores usaram o Alternative Healthy Eating Index (AHEI) para definir o que era uma dieta saudável e, em 2018, apenas dez países tinham pontuações consideradas adequadas por essa métrica. Os países com pontuação mais baixa incluem Brasil, México, Estados Unidos e Egito. De acordo com a pesquisa, o aumento no consumo de industrializados ultraprocessados e a crescente desigualdade social (junto à alta nos preços dos alimentos) respondem pela situação.

4. O endividamento brasileiro de 2022 chegou em 77,9%

O endividamento das famílias chegou a um patamar inédito no Brasil em 2022. Segundo levantamento da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), 77,9% dos consumidores entrevistados fecharam o ano com alguma dívida a vencer.

Em 2019, o IBGE divulgou que o principal gasto das famílias com saúde se destinou aos serviços privados, respondendo a 67,5% dessas despesas em 2019. Os gastos com esses serviços incluem integralmente os valores pagos a plano de saúde, inclusive quando o pagamento é feito por empregadores, e as despesas com seguros.

Sendo assim, as empresas têm ganhado cada vez mais um papel de destaque na promoção de ambientes mais saudáveis para se trabalhar, bem como na oferta de benefícios que sejam dedicados à saúde física, mental e psicológica. Veja algumas dicas:

  1. Promover um ambiente de trabalho permeado por segurança psicológica, ou seja, aberto a ouvir o que todos pensam e sentem, sem preconceitos.
  2. Oferecer benefícios corporativos, que são instrumentos essenciais no plano de saúde e bem-estar. Algumas soluções nessa esfera são: Vale-alimentação e vale-refeição, assistência médica e odontológica, suporte psicológico, orientação financeira e vale-academia.
  3. Compartilhar o conhecimento: promover conversas sobre temas ligados à saúde física e emocional, criar programas de incentivo à prática de exercícios físicos, fazer uma gestão adequada da saúde ocupacional, e monitorar os profissionais que estão afastados, seja por acidentes ou outros motivos.

Sobre a Sodexo

Empresa do grupo francês Sodexo, líder mundial em serviços de qualidade de vida que opera em 53 países, emprega 422 mil funcionários e atende 100 milhões de consumidores por dia. Tem como seu objetivo melhorar a qualidade de vida diária das pessoas e contribuir para o desenvolvimento econômico, social e ambiental das cidades, regiões e dos países em que atua.

Sua missão é desenhar, gerenciar e entregar serviços para empresas de todos os portes, segmentos e regiões do Brasil, por isso, conta com aceitação em mais de 2.2 milhões de estabelecimentos no país, e uma rede credenciada com mais de 600 mil parceiros em Alimentação e Refeição. Em seu portfólio, a Sodexo oferece as melhores soluções para transporte, alimentação, reconhecimento, campanhas de incentivo e bem-estar e saúde, com a possibilidade de personalização: Refeição Pass, Alimentação Pass, Cultura Pass, VT Pass, Combustível Pass, Gift Pass, Alimentação Pass Natal, Brinquedo Pass, Premium Pass, Wizeo, GymPass, Sodexo Multi, assistência médica e odontológica, Apoio Pass, saúde ocupacional, seguro de vida e muito mais.

Jeffrey Group Brasil


Compartilhar