Software République revela seus primeiros marcos para a mobilidade inteligente, segura e sustentável

23 de junho de 2022 Off Por Danielsuzumura
Compartilhar

A Software République, um ecossistema de inovação aberto para mobilidade inteligente, segura e sustentável, apresenta seus primeiros marcos – um ano após seu lançamento pela Atos, Dassault Systèmes, Orange, Renault Group, STMicroelectronics e Thales. 

Em apenas alguns meses, a Software République deu passos importantes para promover inovações dedicadas a enfrentar os desafios da mobilidade. O ecossistema permitiu a criação e reforço de projetos colaborativos entre diferentes stakeholders do setor privado (startups, pequenas e médias empresas, grandes grupos), setor público (autoridades locais) e acadêmico (escolas, universidades). 

Os marcos incluem: 

– Criação de um “GIE” (Grupo de Interesse Econômico – ou Groupement d’Intérêt Economique, em francês) para desenvolver a Software République e supervisionar a incubação de projetos no ecossistema colaborativo. 

– Lançamento da incubadora Software République em março de 2022, com um programa de suporte customizado para acelerar projetos conjuntos e apoiar startups. Cinco startups estão atualmente em incubação: AngokaGeoflex, Parcoor, Vianova e Wattpark

– Quatro projetos finalizados, além dos mais de 30 atualmente em andamento, incluindo: 

– Uma solução de cibersegurança para “detectar e responder” – A cibersegurança é um dos maiores desafios da mobilidade. A Orange – por meio de sua subsidiária Orange Cyberdefense -, o Grupo Renault e a Thales, em conjunto com a startup Parcoor, anunciam a elaboração conjunta de uma solução para detectar tentativas de ciberataques, analisá-las e fornecer uma resposta rápida, com medidas que protejam o veículo. Esta solução, baseada em inteligência artificial e machine learning, será implementada em veículos Renault a partir de 2025. O projeto é apoiado pelo BPIfrance. 

– Uma ferramenta para os territórios modelarem o fluxo de veículos – A segurança e o fluxo de trânsito são grandes desafios para as cidades. A Dassault Systèmes, a Orange e o Grupo Renault estão desenvolvendo uma ferramenta para modelar o fluxo de veículos.  Um projeto piloto foi lançado na região de Corrèze, na França. Esta ferramenta fornece aos territórios dados importantes sobre trânsito, condições de infraestrutura e segurança para que possam otimizar as despesas de manutenção e construção. 

– Um projeto para uma estação de carregamento bidirecional inteligente e segura – Em resposta aos desafios de segurança, soberania e integração da rede de carregamento de carros elétricos, a Orange, Grupo Renault, STMicroelectronics e Thales estão lançando um projeto de desenvolvimento conjunto focado na inteligência das estações de carregamento em colaboração com a Mobilize, uma marca do Grupo Renault. O projeto será apresentado até o final de 2022. 

– Criação da Software République Academy para atender às necessidades em habilidades de segurança cibernética – Para atender às crescentes necessidades relacionadas a habilidades de recrutamento e segurança cibernética, os seis parceiros anunciaram dois programas de treinamento com início em setembro de 2022. O primeiro combinará uma seleção de módulos de treinamento de segurança cibernética de parceiros para o ecossistema da Software République. O segundo, em parceria com a escola francesa de cibersegurança Ecole 2600 e a escola francesa de engenharia de tecnologias digitais EFREI, criará dois programas de aprendizagem para níveis de ensino superior de três a cinco anos. 

Até 2025, a Software République pretende lançar 10 novas ofertas de produtos e serviços, incubar mais de 50 startups e propor serviços para pelo menos 50 territórios. 

                                                                        ## 

Para mais informações sobre o Software République visite: softwarerepublique.eu 

Software République: contact@softwarerepublique.eu 

Conecte-se ao Software République em: 

LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/softwarerepublique/  

YouTube: https://www.youtube.com/c/SoftwareRepublique/ 

Sobre Atos:  

Atos é a líder global em transformação digital com 111.000 funcionários e receita anual de mais de 11 bilhões de euros. Número um na Europa em cibersegurança, Nuvem e computação de alto desempenho, o grupo oferece soluções personalizadas de ponta a ponta para todas as indústrias em 71 países. Pioneira em serviços e produtos de descarbonização, está comprometida com um digital seguro e descarbonizado para seus clientes. A Atos opera sob as marcas Atos e Atos | Syntel e é uma SE (Sociedade Europeia) listada no índice de ações CAC40 Paris.   

O objetivo da Atos é ajudar a projetar o futuro do espaço de informações. As suas competências e serviços apoiam o desenvolvimento do conhecimento, educação e investigação numa abordagem multicultural e contribuem para o desenvolvimento da excelência científica e tecnológica. Em todo o mundo, o grupo permite que seus clientes, funcionários e membros de sociedades em geral vivam, trabalhem e se desenvolvam de forma sustentável, em um espaço de informação seguro e protegido. www.atos.net  

Sobre a Dassault Systèmes:  

A Dassault Systèmes, conhecida como a empresa 3DEXPERIENCE, é um catalisador para o progresso humano. Oferecemos ambientes virtuais 3D colaborativos para empresas e pessoas imaginarem inovações sustentáveis. Ao criar experiências de gêmeos virtuais (Virtual Twins) do mundo real com a plataforma e aplicativos 3DEXPERIENCE, os clientes expandem os limites da inovação, aprendizado e produção para atingir um mundo mais sustentável para pacientes, cidadão e consumidores. A Dassault Systèmes agrega valor a mais de 300 mil clientes de todos os tamanhos, em todos os setores, em mais de 140 países. Para mais informações, acesse www.3ds.com/pt-br    

3DEXPERIENCE, os logos Compass e 3DS, CATIA, BIOVIA, GEOVIA, SOLIDWORKS, 3DVIA, NETVIBES, NETVIBES, MEDIDATA, CENTRIC PLM, 3DEXCITE, SIMULIA, DELMIA e IFWE são marcas registradas da Dassault Systèmes e/ou de suas subsidiárias nos Estados Unidos e/ou em outros países.    

Sobre a Orange:  

A Orange é uma das principais operadoras de telecomunicações do mundo, com vendas de 42,5 bilhões de euros em 2021 e 137.000 funcionários em todo o mundo em 30 de março de 2022, incluindo 232 milhões de clientes móveis e 24 milhões de clientes de banda larga fixa. O Grupo está presente em 26 países. A Orange também é fornecedora líder de serviços globais de TI e telecomunicações para empresas multinacionais sob a marca Orange Business Services. Em dezembro de 2019, o Grupo apresentou o seu novo plano estratégico “Engage 2025”, que, pautado pela responsabilidade social e ambiental, visa reinventar o seu modelo de operadora. Ao mesmo tempo em que acelera suas áreas de crescimento e coloca os dados e a IA no centro de seu modelo de inovação, o Grupo será um empregador atraente e responsável, adaptado às profissões emergentes.  

A Orange está presente na Euronext Paris (como ORA) e na Bolsa de Valores de Nova York (como ORAN).  

Para mais informações pela internet e pelo seu celular: www.orange.com, www.orange-business.com ou para nos seguir no Twitter: @orangegrouppr.  

Orange e quaisquer outros nomes de produtos ou serviços da Orange inclusos neste material são marcas comerciais da Orange ou Orange Brand Services Limited.  

Sobre Groupe Renault:  

O Groupe Renault está na vanguarda de uma mobilidade que se reinventa. Fortalecido por sua aliança com a Nissan e Mitsubishi Motors, e sua expertise única em eletrificação, o Groupe Renault é composto por 5 marcas complementares – Renault, Dacia, LADA, Alpine e Mobilize – oferecendo soluções de mobilidade sustentáveis e inovadoras aos seus clientes. Estabelecido em mais de 130 países, vendeu 2,7 milhões de veículos em 2021. Emprega atualmente mais de 111.000 pessoas, que personificam seu propósito todos os dias, para que a mobilidade aproxime as pessoas.  

Pronto para perseguir desafios tanto na estrada quanto na competição, o Groupe Renault está comprometido com uma transformação ambiciosa que irá gerar valor. Está centrado no desenvolvimento de novas tecnologias e serviços, e numa nova gama de veículos ainda mais competitivos, equilibrados e eletrificados. Em linha com os desafios ambientais, a ambição do Grupo é alcançar a neutralidade de carbono na Europa até 2040. https://www.renaultgroup.com/en/  

Sobre STMicroelectronics:  

Na ST somos 48.000 criadores e fabricantes de tecnologias de semicondutores, dominando a cadeia de suprimentos de semicondutores com instalações de manufatura de última geração. Como fabricante independente de dispositivos, trabalhamos com mais de 200.000 clientes e milhares de parceiros para projetar e construir produtos, soluções e ecossistemas que atendam a seus desafios e oportunidades, e a necessidade de apoiar um mundo mais sustentável. Nossas tecnologias permitem mobilidade mais inteligente, gerenciamento de energia mais eficiente e a implantação em larga escala da Internet das Coisas e da conectividade. A ST está comprometida em se tornar neutra em carbono até 2027. Mais informações podem ser encontradas em www.st.com/  

Sobre Thales:  

Thales (Euronext Paris: HO) é um líder global em tecnologias avançadas, investindo em inovações digitais e “deep tech” – conectividade, big data, inteligência artificial, cibersegurança e computação quântica – para construir um futuro confiante crucial para o desenvolvimento de nossa sociedade. O grupo fornece aos seus clientes – empresas, organizações e governos – na área da defesa, aeronáutica, espaço, transporte e identidade digital e segurança soluções, serviços e produtos que os ajudam a cumprir sua função, sendo a consideração pelo indivíduo a força motriz por trás de todas as decisões. A Thales tem 81.000 funcionários em 68 países. Em 2021, o grupo gerou vendas de 16,2 bilhões de euros. www.thalesgroup.com/  

Planin Assessoria de Com,.


Compartilhar