Soraya Thronicke prestigia retomada das operações do Aeroporto de Ponta Porã após 16 anos inativo

1 de fevereiro de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

O vôo da Azul foi batizado pelos bombeiros em Ponta Porã

Com pleito da senadora Soraya Thronicke (PSL-MS) junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e à Força Aérea Brasileira (FAB), o Aeroporto Internacional de Ponta Porã (MS) retomou, nesta segunda-feira (31/01), a operação de voos comerciais, com conexão direta para o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP).

O voo inaugural entre a cidade paulista para a cidade sul-mato-grossense ocorreu com a aeronave modelo Embraer E1, da empresa aérea Azul, com capacidade para 118 passageiros e duração da viagem de 2h35.

Presente no Aeroporto Internacional de Ponta Porã, a senadora Soraya Thronicke fez questão de agradecer à Azul, na pessoa do assessor especial da Presidência da companhia aérea, Ronaldo Veras, por acreditar em Mato Grosso do Sul.

“Esse aeroporto estava fechado desde outubro de 2005, ou seja, há mais de 16 anos foi feito o último voo comercial. Também faço questão de agradecer à ANAC, à FAB e à Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), enfim, a todos que ajudaram e colaboraram para que os voos comerciais voltassem a ser realizados para Ponta Porã”, reforçou.

A senadora pontuou que é preciso tirar Mato Grosso do Sul, que tem uma posição geográfica privilegiada, do isolamento ao qual está atualmente. “Espero que as pessoas entendam essa facilidade que passam a ter acesso e utilizem os serviços da Azul para que mais voos sejam disponibilizados.

Nós sabemos que a tripulação brasileira é uma das mais caras do mundo, não porque pagamos muito, mas por conta do risco jurídico e dos encargos. Então, nós precisamos privilegiar e ajudar todo o setor, que sofreu muito com a pandemia da covid-19”, ressaltou.

Já o assessor da Azul Ronaldo Veras, declarou que, “onde pousa um avião da Azul, decola o desenvolvimento”.

“Fiquei muito impressionado com o potencial de Ponta Porã, do mercado e da região, e com a  receptividade por parte da Prefeitura e de todo o apoio da senadora para viabilizar essa nova rota para a nossa empresa. Ela não mediu esforços para atender os nossos pleitos para a implantação desse voo. Também tivemos apoio do Governo do Estado e é um sonho realizado. O nosso voo veio praticamente lotado e, neste primeiro momento, vamos começar a oferecer os voos às segundas, quartas e sextas-feiras e aos domingos. A partir do fim de março e início de abril, passaremos a oferecer um voo diário”, revelou.

Veras completa que servir Ponta Porã é um desejo antigo da Azul. “Estamos muito felizes em ver que o trabalho conjunto com as autoridades deu certo, após a certificação do aeroporto e a conclusão de necessárias obras na infraestrutura aeroportuária. Agora, a cidade tem uma operação regular para nosso maior aeroporto no Brasil, de onde oferecemos 150 voos diários para todas as regiões do País, além de ligações com o exterior. Por isso dá para dizer, sem medo de errar, que a partir de hoje Ponta Porã está conectada com a Azul para todo o Brasil e mundo”, celebrou.

Segundo o superintendente da Infraero em Ponta Porã, Almir Fernandes, o Aeroporto Internacional da cidade está com sua infraestrutura pronta para receber novos voos e trabalha para suprir as necessidades da região.

“As adequações e melhorias efetuadas confirmam o compromisso da Infraero em oferecer mais conforto e facilidades para os passageiros”, afirmou, acrescentando que, após as recentes obras de melhorias realizadas pela Infraero, o aeroporto obteve, em dezembro de 2021, a certificação operacional da ANAC.

Para o prefeito de Ponta Porã, Hélio Peluffo (PSDB), que também esteve no Aeroporto Internacional para recepcionar os primeiros passageiros vindos de Campinas e também para desejar boa viagem aos primeiros passageiros da Azul rumo a Viracopos, é um momento de grande satisfação.

“Estamos em um município que tem crescido, somos o 2º município mais forte do agronegócio no estado e o 16º do Brasil. Então, é a Azul acreditando nas potencialidades locais. Quando uma empresa enxerga a regionalidade, é porque vê a grandeza do nosso País. O Brasil é um país continental e a Azul é a única empresa aérea que enxerga o interior brasileiro como uma grande potencialidade de investimento. Parabéns à Azul por ter essa visão de regionalidade. A gente confia na empresa e por isso estamos apoiando a vinda dela para Ponta Porã”, finalizou.

Assessoria de Imprensa Senadora Soraya Thronicke

Lucka Pimenta

Assessoria de Imprensa

Escritório de Apoio Gabinete Senadora Soraya Thronicke

Telefone: + 55 (67) 9 8219 8398 luiza.pimenta@senado.leg.br


Compartilhar