Startup de ESG e tecnologia cria novo hábito e recicla 2,8 mil toneladas de resíduos

Startup de ESG e tecnologia cria novo hábito e recicla 2,8 mil toneladas de resíduos

3 de maio de 2023 Off Por Ray Santos
Compartilhar

A ESG Tech so+ma com uma solução que vem sendo implementada em cidades, varejos, fábrica e escolas já destinou um peso equivalente a 177 ônibus, principalmente durante estes últimos 2 anos, que a operação amadureceu e se intensificou

Em abril, a ESG Tech so+ma completa oito anos e durante este tempo conseguiu receber mais de 2,8 mil toneladas de resíduos recicláveis em suas casas amarelas, hubs e iniciativas em fábricas e escolas espalhadas pelas cidades de Salvador, Camaçari, Curitiba, Goiânia e São Paulo. Este montante é o equivalente ao peso de 177 ônibus ou a 2,5 estátuas do Cristo Redentor, do Rio de Janeiro. 

Durante estes 8 anos, cerca de 180 mil pessoas tiveram acesso a tecnologia e metodologia do programa so+ma Vantagens criando novos comportamentos. O programa funciona da seguinte forma: os consumidores se cadastram por meio do aplicativo, levam seus resíduos, acumulam pontos e os trocam por benefícios como cursos, descontos no comércio local e em aplicativos, alimentos, itens de higiene e limpeza. 

Foto: Imagem do aplicativo da so+ma. Crédito: Divulgação

Isso significa que mais de 151 mil moradias foram impactadas por uma nova atitude colocando na prática a economia circular ao entregar os mais de 2,8 mil toneladas de resíduos recicláveis. Quanto às cooperativas, elas receberam além dos resíduos sólidos, um apoio financeiro de R$ 500.543,25. O impacto ambiental que a ESG Tech causou positivamente durante sua existência, principalmente nos últimos 2 anos, quando a operação amadureceu e se intensificou são o equivalente a: 

1- Economia de mais de 6,6 milhões de kWh

O que daria para abastecer por um dia cidades como Belo Horizonte (MG) ou Manaus (AM) ou por 1 mês, cidades como Camboriú (Santa Catarina) ou Ubatuba (São Paulo). 

2 – Mais de 382,5 milhões de litros de água que deixaram de ser contaminados

Este volume é o equivalente para encher mais de 153 piscinas olímpicas.  

3- Economia de mais de 140 milhões de litros de água

Isto equivale a 56 piscinas olímpicas. 

4 – Cerca de 22.624 árvores salvas

Esta quantidade representa a 13,6 hectares de terra ou 19 campos de futebol. 

5 – Mais de 6,2 milhões de quilos de CO2 mitigados

Seriam necessárias 397 mil árvores “trabalhando” por um ano para neutralizar as 6mil toneladas de CO2 que deixaram de ser emitidas.

Foto: Participante entregando materiais recicláveis. Crédito: Divulgação

Expectativas

Quando a so+ma surgiu, ela nasceu com o objetivo de reduzir as desigualdades sociais, oferecendo incentivos em reconhecimento a uma atitude ambiental positiva e desta forma, principalmente, conseguir mudar o hábito do participante em prol das mudanças climáticas. Hoje em dia, a CEO e fundadora da ESG Tech, Claudia Pires, explica que a startup foi crescendo consistentemente e afinando a sua solução, até chegar a um modelo com muita tecnologia envolvida a favor do ESG e com uma metodologia prática, onde empresas e participantes podem ter acesso a um extrato ambiental, em que cada um fica ciente do seu hábito de consumo. “Nestes oito anos, conseguimos nos fortalecer em um mercado econômico desafiador e conseguimos impactar ambientalmente, socialmente e economicamente a vida das pessoas e de vários setores, hoje, além de atuar no Brasil, recentemente fomos para Jakarta, na Indonésia, onde nossa tecnologia e metodologia está construindo um novo comportamento dos moradores. Nosso sistema pode ser usado em qualquer lugar do mundo”, explica a executiva. Conseguimos realmente “so+mar”: impacto ambiental com desenvolvimento social com transparência e rastreabilidade endereçando as ODSs e acompanhando a Jornada do Consumidor.  

Sobre a so+ma

Fundada por Claudia Pires, cientista comportamental com mais de 25 anos de experiência em marketing, negócios e ESG, a so+ma é uma ESG Tech que atua como uma solução integrada de behaviour change em conjunto com uma eficiente gestão de dados. Colocando o ESG na prática, a so+ma une a intenção e a ação de reciclar atuando como um motor da mudança de comportamento no Brasil, auxiliando grandes empresas, escolas, fábricas, varejo e até mesmo outros países a colocar em prática a economia circular, gerar impactos sociais e ambientais positivos por meio de ações de mudança de comportamento dos consumidores. Por meio do programa so+ma vantagens, os participantes levam seus recicláveis, se cadastram no programa, ganham créditos e trocam estes pontos por cursos, alimentação, itens de higiene, ou se não quiser trocar, o participante pode enviar seus créditos para uma instituição de caridade. Presente em São Paulo, Salvador, Camaçari, Curitiba, Campo Largo e Goiânia, o programa já recebeu mais de 1,1, mil toneladas de resíduos apenas no ano de 2022, gerados por quase 21 mil famílias. É uma iniciativa que conta com muita tecnologia aliada ao ESG, pois além de ter um espaço físico para receber os recicláveis, por meio de dados do cadastro, a so+ma consegue mensurar o perfil de consumo do participante.

Comuniquese,.


Compartilhar