Sua empresa ainda usa planilhas? Entenda a importância de investir em sistemas para controle de ponto
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Sua empresa ainda usa planilhas? Entenda a importância de investir em sistemas para controle de ponto

14 de março de 2024 Off Por Marco Murilo Oliveira
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Plataformas otimizam processos e trazem benefícios para as empresas. Redução de custos, aumento da produtividade e melhora da segurança são alguns dos resultados esperados.

Em um mercado cada vez mais competitivo, a otimização dos processos internos é fundamental para o sucesso das empresas, visto que planilhas muitas vezes geram inúmeros transtornos como erros, perda de dados e falta de segurança. Nesse contexto, a gestão tecnológica de ponto se destaca como uma área estratégica que pode trazer diversos benefícios, desde a redução de custos até a melhora da produtividade e do clima organizacional.

Como solução para estes problemas, muitas empresas estão investindo em plataformas de gerenciamento digital integradas, e se beneficiando de sua praticidade. Essa gestão é responsável por controlar a jornada de trabalho dos colaboradores, registrar suas entradas e saídas, horas extras, faltas e atrasos e otimizar as escalas de trabalho. 

A implementação de uma plataforma de gestão de ponto pode trazer diversos benefícios para as empresas, como:

  • Redução de custos: Automatiza o processo de controle de ponto com mais eficiência, reduzindo os custos com horas extras e diminuindo o índice de erros nos processos.
  • Aumento da produtividade: Ao facilitar o  registro de ponto, você traz um conforto maior ao colaborador, permitindo que eles se concentrem em suas atividades principais, aumentando a produtividade da equipe.
  • Melhoria do clima organizacional: Garante maior transparência e confiabilidade na gestão da jornada de trabalho, diminuindo conflitos e melhorando o clima organizacional.
  • Facilidade de acesso: Por ter armazenamento em nuvem, a plataforma pode ser acessada pelos gestores e colaboradores de qualquer lugar e a qualquer hora. 
  • Conformidade legal: A plataforma garante que a empresa esteja em conformidade com as leis trabalhistas, evitando multas e sanções.

Como escolher a plataforma ideal?

Ao escolher uma plataforma de gestão é importante considerar alguns fatores, como:

  • Funcionalidades: A plataforma deve oferecer as funcionalidades necessárias para atender às necessidades da empresa, como controle de ponto, fácil acesso, gestão de escalas de trabalho, etc.
  • Facilidade de uso: O software deve ser fácil de usar para os colaboradores e gestores, com uma interface intuitiva e amigável.
  • Integração com outros sistemas: A plataforma deve ser capaz de se integrar com outros sistemas da empresa, como da folha de pagamento.
  • Segurança: A plataforma deve garantir a segurança dos dados dos colaboradores, com medidas de proteção contra acessos não autorizados.
  • Custo: O custo da plataforma deve ser compatível com o orçamento da empresa.

“A implementação de uma plataforma para auxiliar na gestão de pessoas é uma excelente solução para otimizar os processos internos das empresas, seja ela de que tamanho for. Não é mais recomendável que companhias fiquem reféns de planilhas e controles manuais, isso as tornam vulneráveis e em desvantagem com seus concorrentes”, ressalta Jocimar Ristow, diretor da Simpax, empresa que desenvolve soluções tecnológicas para controle de acesso, ponto e presença.

Jocimar explica ainda que do investimento em alta tecnologia para confiabilidade e eficiência. “Desenvolvemos sistemas com base nos conceitos SaaS (Software as a Service) e Cloud Computing, focados para serem utilizados em nuvem. Hospedados no datacenter Azure da Microsoft, esses recursos garantem alta disponibilidade, confiabilidade e segurança dos dados, além de possibilitar diversas atividades, como gerenciamento da jornada de trabalho, emissão de benefícios, escalas, entre outros. Para um bom desempenho, é preciso explorar todos os recursos tecnológicos existes”, afirma.

Simpax – A Simpax é uma empresa focada em oferecer soluções inteligentes para gestão de acesso, ponto e presença. Com mais de 10 anos de mercado, a empresa atua em diversos segmentos, como educacional, empresarial, industrial, administração pública, alimentício, entre outros. Atualmente, tem em seu portfólio mais de 15 produtos que visam proporcionar aos seus parceiros uma gestão mais eficiente e sustentável.

Aline Porffirio | Parola Comunicação


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