Suzano vende 3,1 milhões de toneladas de celulose e papéis no terceiro trimestre
28 de outubro de 2022Resultado alcançado entre julho e setembro de 2022 representa novo recorde para o período
A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, comercializou 3,1 milhões de toneladas de celulose e diferentes tipos de papéis durante o terceiro trimestre de 2022.
O volume é 4% superior ao mesmo período do ano passado e representa um novo recorde da companhia para terceiros trimestres.
Os dados constam no balanço trimestral da companhia, a maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina.
Ao longo do período, a Suzano vendeu 2,8 milhões de toneladas de celulose e 331 mil toneladas de papéis.
A receita líquida, obtida a partir da comercialização de celulose e papéis para todo o Brasil e para mais de 100 países, totalizou R$ 14,2 bilhões no trimestre, um novo recorde histórico considerando todos os trimestres do ano.
O forte resultado trimestral reflete principalmente a evolução de preços globais da celulose, o maior volume de vendas e o câmbio favorável às exportações.
Essa combinação contribuiu para que a Suzano registrasse geração de caixa operacional de R$ 7,2 bilhões e EBITDA ajustado de R$ 8,6 bilhões, novos recordes históricos para a companhia.
“Os números do trimestre refletem o ambiente externo favorável, o aumento do volume de vendas, a alta dos preços e nossos fortes indicadores operacionais”, afirma o presidente da Suzano, Walter Schalka.
“Diante do patamar histórico de geração de caixa, pudemos avançar em nossa agenda estratégica e nas discussões de alocação de capital”, complementa o executivo.
A Suzano, empresa que opera 11 fábricas no Brasil, incluindo a Unidade Três Lagoas, em Mato Grosso do Sul, planeja investir R$ 16,1 bilhões em 2022, dos quais R$ 11,2 bilhões foram desembolsados entre janeiro e setembro.
O ritmo de investimento é condizente com a disciplina financeira da empresa, que viu sua alavancagem em dólar cair de 2,3 vezes a relação entre dívida líquida e EBITDA ajustado no segundo trimestre para 2,1 vezes no terceiro trimestre.
A companhia também anuncia nesta semana a aquisição do negócio de Tissue no Brasil da Kimberly-Clark e o lançamento de um terceiro programa de recompra de ações.
Esses anúncios se somam a diversas outras iniciativas realizadas desde o início do ano, incluindo a distribuição de R$ 1,8 bilhão em dividendos aos acionistas, o investimento de R$ 2 bilhões na compra de ativos florestais, o desembolso de R$ 1,9 bilhão em programas de recompra de ações, a intensificação de iniciativas ambientais e sociais para o cumprimento dos Compromissos para renovar a vida, a criação da Suzano Ventures e a construção de uma fábrica de fios têxteis na Finlândia em parceria com a Spinnova.
Sobre a Suzano
ASuzano é referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore.
Maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, atende mais de 2 bilhões de pessoas a partir de 11 fábricas em operação no Brasil, além da joint operation Veracel.
Com 98 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países.
Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – Inovação a serviço da Sustentabilidade – e nos mais elevados níveis de práticas socioambientais e de Governança Corporativa, com ações negociadas nas bolsas do Brasil e dos Estados Unidos.
Para mais informações, acesse: www.suzano.com.br
Informações à Imprensa
Performa Comunicação
Luciana Navarro | luciana.navarro@performa.com.br | 12 99760 7047
Renata Prandini | jornalismo@performa.com.br | 12 99629 7578
Fernanda Turco | fturco@performa.com.br | 12 99760 7011
LUCIANA NAVARRO
Gerente de Comunicação, Estratégia e Marketing
(12) 9.9760-7047