Sylvamo apresenta projetos para a preservação do meio ambiente por meio de sua cartilha de educação ambiental

25 de maio de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Foto: Sylvamo

A Sylvamo, empresa de papel do mundo e detentora das marcas Chamex, Chamequinho e Chambril, apresenta cartilha de educação ambiental para ressaltar a importância do cuidado com o meio ambiente e apresentar as iniciativas de conservação de recursos hídricos, preservação e restauração das florestas nativas, manejo florestal sustentável e as boas práticas aplicadas em todo o processo de fabricação do papel.
 

Conservação de recursos hídricos
 

A água é um recurso fundamental e com sua escassez, é necessário cada vez mais pensar em soluções para sua economia e renovação. Em casa, é possível reduzir o consumo diminuindo o tempo de uso, consertando vazamentos, entre outras pequenas atitudes rotineiras que fazem uma grande diferença para o meio ambiente. Já na companhia, além de sua meta de redução de consumo, a Sylvamo devolve para os rios mais de 95% da água tratada usada em suas fábricas no Brasil. 

Além do uso consciente deste recurso, a companhia também está focada na proteção e conservação das nascentes. Para isso, em parceria com o WWF-Brasil, a Sylvamo possui o Programa Raízes de Mogi Guaçu, responsável por proteger e recuperar nascentes e beiras de rio da Mata Atlântica na bacia do rio Mogi Guaçu. 

‘’Por meio da iniciativa, já foram plantadas mais de 60 mil mudas de árvores nativas e restaurados mais de 64 hectares, além da proteção de 37 nascentes na região. Investir em iniciativas direcionadas à conservação do meio ambiente é uma forma de reforçar nosso compromisso com nossos parceiros, comunidade local e o planeta.’’, comenta Mariana Claudio, gerente executiva do Instituto Chamex.

Preservação e restauração das florestas nativas
 

A conservação das florestas é fundamental para a qualidade do ar e a diminuição da emissão de gases no planeta. A produção da Sylvamo é proveniente de florestas de eucalipto plantadas para este fim, que além de ajudar para melhorar a qualidade do ar, é sustentável. Além das florestas plantadas de eucalipto, a empresa é responsável por conservar mais de 26 mil hectares de florestas nativas, o equivalente a 30 mil campos de futebol. 

Toda operação da produção do papel é feita com muito cuidado, de forma sustentável e responsável, desde o cultivo dos eucaliptos nas florestas plantadas até a distribuição 

Para fortalecer ainda mais as florestas, a companhia conta com os programas Verde Mel e Apicultura Solidária, que atuam na multiplicação das abelhas para polinização das matas, além de trabalhar com a capacitação de produtores e multiplicadores e auxiliar na geração de renda por meio de produtos e subprodutos.
 

Cuidado com a sociedade, nosso papel no mundo
 

Além da produção, é necessário pensar na destinação do papel após o uso, por isso a reciclagem é tão importante. Geralmente, ela contempla 4 etapas: 

  1. Descarte: separação dos materiais e entrega nos postos de reciclagem
  2. Coleta: coleta pela rede municipal ou outras organizações responsáveis
  3. Triagem: separação de todos os tipos de resíduos para reciclagem e o que não é reciclável
  4. Reciclagem: direcionamento do material que pode ser reaproveitado das cooperativas para empresas finais de reciclagem.

‘’Estamos comprometidos com a saúde de longo prazo de todo o nosso ecossistema, o que inclui nossas comunidades e nossos profissionais. As pessoas são o nosso recurso mais importante, e tornar nossas comunidades mais fortes constrói um futuro melhor para todos nós’’, completa a executiva. 

Para saber mais, clique aqui e acesse a cartilha digital.

Sobre a Sylvamo Brasil 

Sylvamo (NYSE: SLVM) é A Empresa de Papel do Mundo: sua visão é ser o empregador, o fornecedor e o investimento preferidos. O propósito da companhia é produzir o papel que as pessoas precisam de maneira responsável e sustentável. Com sede global em Memphis, Tennessee, a empresa emprega mais de 7.000 profissionais e possui sete fábricas, seis delas totalmente integradas, que produzem 2,8 milhões de toneladas de papel não revestido e 580 mil toneladas de celulose de mercado, atendendo mais de 600 clientes em todo o mundo. Em 2021, a companhia acumulou US$ 3,5 bilhões em vendas líquidas. 

No Brasil, a Sylvamo é produtora dos papéis para Imprimir e Escrever Chamequinho, Chamex e Chambril e emprega cerca de 3 mil pessoas. São três unidades industriais, localizadas em Mogi Guaçu (SP), Luiz Antônio (SP) e Três Lagoas (MS), que produzem mais de 1 milhão de toneladas de papel não revestido por ano, além de mais de 100.000 hectares de florestas plantadas de eucalipto e vegetação nativa no Estado de São Paulo, que fornecem uma fonte sustentável de fibra de madeira de alta qualidade.  

Para mais informações, acesse: Link ou as redes sociais da companhia: LinkedIn Sylvamo BrasilInstagram Sylvamo BrasilFacebook Sylvamo Brasil.

 Atendimento à imprensa   

FSB Comunicação 

sylvamo@fsb.com.br 

Cristhiane Nardini – (11) 97235-8232 

Letícia Volponi – (11) 99164-3278  


Compartilhar