TCE-MS capacita jurisdicionados sobre prestações de contas anuais dos RPPS

21 de março de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Jurisdicionados de diversos municípios do Estado participaram na manhã desta quinta-feira, 17 de março, da capacitação virtual que tratou sobre as peças de remessa obrigatória nas prestações de contas anuais dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS). O EAD contou com a ministração das auditoras de controle externo do TCE-MS, Leonice Rosina e Anna Karolina Monteiro dos Reis.

Na abertura, a coordenadora-geral da Escola Superior de Controle Externo do TCE-MS, Sandra Rose, deu boas-vindas aos inscritos e ressaltou que a Escoex é uma unidade administrativa do TCE-MS que oportuniza ao público-interno e externo cursos e palestras que atendam as demandas de atualização do conhecimento e oferta conteúdos para o atendimento das legislações em vigência.

Durante 4 horas do curso, por meio do aplicativo Google Meet, os mais de 100 participantes puderam aprofundar seus conhecimentos com a exposição do conteúdo e com a apresentação de exemplos práticos feitos pelas instrutoras.

A instrutora Leonice Rosina considera que o treinamento foi bem satisfatório, já que contou com representantes de 52 RPPS do Estado. “O curso ter sido apresentado ao vivo, através do Google Meet, possibilitou que os participantes interagissem no decorrer das explanações e já esclarecessem todas as dúvidas de maneira imediata”.

Na apresentação, as instrutoras abordaram sobre as mudanças em relação às prestações de contas dos anos anteriores, como devem ser preenchidos os modelos disponibilizados pelo Tribunal de Contas e ainda as principais falhas de preenchimento dos Demonstrativos Contábeis. “Considerando que estamos há duas semanas do prazo final para envio, o conteúdo apresentado foi muito importante porque sanou diversas dúvidas que os gestores e demais responsáveis tinham quanto às Prestações de Contas, podendo evitar, assim, penalizações em função de erros formais”, ressaltou Anna Karolina.

Foram abordados os seguintes tópicos: Exposição das peças de remessa obrigatória na Prestação de Contas Anuais constantes na Resolução TCE/MS nº 88/2018; Alterações no Manual de Peças Obrigatórias aplicáveis à prestação de contas do exercício 2021; Preenchimento do Relatório da Gestão Orçamentária e Financeira; Apresentação de exemplos práticos com os principais erros de preenchimento dos Demonstrativos XML.

Por Olga Cruz


Compartilhar