TCE-MS participa de seminário da Controladoria-Geral do Município

28 de junho de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

O corregedor-geral do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul, conselheiro Ronaldo Chadid, participou do “Seminário Controle de Atuação e Responsabilidade Administrativa no Serviço Público”, realizado pela Controladoria-Geral do Município (CGM) na última quinta-feira (23/06).

O evento que reuniu no auditório do Sebrae, servidores municipais, de órgãos estaduais e federais, teve como objetivo promover o desenvolvimento profissional dos servidores que desempenham atividades na área correcional, fomentando a cultura do combate à corrupção.

Representando o TCE-MS no encontro, o conselheiro Ronaldo Chadid proferiu uma palestra que abordou sobre – O Papel da Corregedoria-Geral como Órgão Defensor da Conduta Ética e das Adequações das Ações de Controle Externo. “A gestão da ética é de extrema importância para a mitigação dos riscos do absenteísmo, não só entendido como ausência dos colaboradores, mas também na presença desmotivada, sem uma produtividade adequada.”

Em sua fala, Ronaldo Chadid agradeceu a oportunidade e parabenizou a iniciativa do evento. Na ocasião, destacou que o Tribunal de Contas vem desenvolvendo trabalhos com foco no combate a corrupção. “A gestão do presidente do TCE-MS, conselheiro Iran Coelho das Neves, tem priorizado o debate e a capacitação de seus servidores no sentido de orientar os administradores públicos para agir preventivamente, a fim de dirimir a corrupção na administração púbica”.  

Ressaltou que, além de cumprir com seu papel constitucional de controle externo, a Corte de Contas vem trabalhando no fortalecimento de seu sistema de controle interno. “A corregedoria do TCE-MS tem desempenhado um relevante papel junto aos servidores que vem trabalhando de forma a priorizar a transparência em suas ações”.

A programação do seminário contou com a participação de renomados profissionais de diversas instituições públicas do País. “Os Princípios Constitucionais Norteadores dos Procedimentos Disciplinares”, “O Sistema de Correição da Teoria à Prática” e a “Nova Lei de Improbidade Administrativa”, são alguns dos temas que foram debatidos durante o evento.

Por Olga Cruz


Compartilhar