TCE-MS promove capacitação sobre planejamento em auditorias

28 de fevereiro de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Apresentar aos participantes os aspectos gerais e processos de planejamento em auditorias é o objetivo do curso que será disponibilizado pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul, por meio da Escola Superior de Controle Externo, a partir do dia 8 de março.

O curso é voltado para jurisdicionados, servidores do TCE e à sociedade em geral. Serão 20 horas de aula, na modalidade Ead, ministradas pelo instrutor José Ricardo Paniagua Justino, divididas em 3 módulos.

Serão abordados temas como “Noções gerais de auditoria”; “Como funciona uma auditoria”; “Análise preliminar do objeto de auditoria”; “Técnicas de diagnóstico”; “Diagrama de verificação de riscos e técnicas de entrevista”; “Risco de auditoria” “Risco inerente”; “Risco de controle”; “Risco de detecção”; “Materialidade”; “Matriz de risco”; “Matriz de planejamento” e “Fontes de consulta”.

O instrutor, José Ricardo Paniagua Justino, é auditor de controle externo do TCE-MS, bacharel em administração e ciências contábeis, especialista em direito tributário.

A coordenadora geral da Escoex, Sandra Rose Rodrigues, explica que a grande contribuição desse curso é o conhecimento sobre o gerenciamento de riscos, por meio do planejamento e diagnósticos que envolvem a auditoria. “Posturas mais assertivas diante das causas do risco, irregularidades e possíveis perdas podem ser evitadas quando o objeto é conhecido, a análise por meio de diagnóstico é realizada e os riscos   identificados”. 

Os interessados já podem fazer a inscrição no link:
http://www.tce.ms.gov.br/escoex/sge/PreMatricula/Criar/444

Por Tania Sother


Compartilhar