TCE-MS promove live sobre Plano de Ação do SIAFIC
30 de abril de 2021O Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul, por meio da Escola Superior de Controle Externo, promove na próxima terça-feira (4/5), às 9h, uma live para orientar e esclarecer dúvidas dos jurisdicionados na elaboração do Plano de Ação do SIAFIC, em atendimento ao Decreto nº 10.540/2020, publicado em 6 de novembro de 2020. .
O decreto dispõe sobre o padrão mínimo de qualidade do Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle dos entes da Federação, que deverá ser observado por todos a partir de 1º de janeiro de 2023.
Até o dia 5 de maio todos terão que disponibilizar, aos respectivos órgãos de controle interno e externo e divulgar em meio eletrônico, seus planos de ação voltados para a adequação de seus sistemas ao padrão mínimo de qualidade estabelecido pelo Decreto.
O diretor da Secretaria de Controle Externo do TCE-MS, Eduardo dos Santos Dionizio, e as auditoras Flávia Pierin Freitas Buchara e Solange Felix Farias, vão falar sobre a importância do cumprimento dos requisitos mínimos do padrão de qualidade definidos no decreto no âmbito do Estado e Municípios e responder às dúvidas dos participantes.
Na live os palestrantes também vão falar sobre o formulário modelo, desenvolvido pelo TCE-MS, que vai nortear os jurisdicionados na elaboração desses planos de ação. A iniciativa de servidores do TCE-MS foi aprovada pelo Grupo Técnico coordenado pela Secretaria do Tesouro Nacional e adotada como referência para todos os Estados e Municípios do País.
A live é voltada para chefes dos Poderes Executivo e Legislativo, gestores e ordenadores de despesa, responsáveis contábeis, controladores internos, prestadores de serviço de T.I., servidores do TCE e à sociedade em geral.
O diretor da Secretaria de Controle Externo do TCE-MS, Eduardo dos Santos Dionizio, ressalta que “é de fundamental importância que todos os entes da Federação se atentem aos prazos previstos no Decreto 10.540/2020 (Art. 6º), bem como executem em sua plenitude o Plano de Ação sobre os requisitos mínimos dos sistemas. Nesse sentido, os órgãos de controle interno e externo tem papel preponderante, tanto na orientação quanto no acompanhamento na execução do Plano”.
Não há necessidade de inscrição. O acesso será feito no link tce.ms.gov.br/videos/aovivo