Tecnologia na educação: muito além da aula online, modalidade requer inclusão de professores

15 de abril de 2021 Off Por Danielsuzumura
Compartilhar

A pandemia acelerou o processo de transformação digital na sala de aula e tornou a tecnologia cada vez mais indispensável ao ambiente educacional. No entanto, fazer a ponte entre as demandas e propostas pedagógicas com as ferramentas disponíveis para a educação virtual e ao mesmo tempo, implementar uma cultura digital não é tarefa simples, e exige constante atualização.

Pensando nesse cenário, a Colaborativa lançou o Colab Ted, um programa de formação de TEs (tecnologias educacionais) que já está à disposição de escolas e universidades privadas.

O curso é voltado a professores, gestores e coordenadores e profissionais de tecnologia. A ideia é que os profissionais escolhidos pelas instituições venham de uma base pedagógica para aprender a extrair o máximo da metodologia, da tecnologia e as ferramentas digitais, como por exemplo do Google for Education (Classroom, Google Drive, Google Meet e outras. A contratação recomendada é de ao menos três integrantes da equipe da escola.

Com foco em ferramentas digitais, o Colab Ted busca preparar o TE para o uso da tecnologia dentro e fora da sala de aula, a partir de uma visão mais ampla dessa área de atuação, com a qual o especialista possa atuar na integração de professores, gestores, coordenadores e toda a equipe administrativa da escola. A proposta é desenvolver habilidades e identificar soluções tecnológicas que contribuam para a qualidade da educação.

A carga horária é de 120 horas, em um ano ou três semestres de duração, divididas em aulas assíncronas, síncronas individuais e em síncronas grupo, este é o grande diferencial, formado por até 30 profissionais de instituições diversas, que estarão aptos a desempenharem esse papel de facilitador e multiplicador do uso das soluções tecnológicas na escola, atuando na ligação entre o técnico e o pedagógico.

Há cerca de 40 mil escolas particulares e 2 mil instituições privadas de ensino superior que enfrentam hoje o desafio da transformação digital e mudança cultural na educação.

Sobre a Colaborativa
Fundada em 2015, a Colaborativa é uma empresa especializada em transformação digital na educação, sediada em São Paulo, que habilita escolas e professores a se desenvolverem na cultura digital.

Entre os cases de referência da Colaborativa na aplicação de soluções contínuas de metodologia e tecnologia para a educação estão o município de Barueri e a Universidade Tiradentes, de Aracaju, primeira instituição do gênero no mundo a ser reconhecida pelo Google for Education como Universidade de Referência.

Agência em Foco


Compartilhar