Tosse persistente? Pode ser um sinal de problemas no coração

Tosse persistente? Pode ser um sinal de problemas no coração

14 de agosto de 2023 Off Por Marco Murilo Oliveira
Compartilhar

A tosse pode ter diferentes causas. Geralmente, ela é uma reação do corpo humano para limpar as vias aéreas de muco, agentes irritantes ou alérgenos, como poeira, fumaça, mofo e poluentes.

Além de gripes e resfriados, ela também pode estar associada a asma, bronquite, rinite, pneumonia ou refluxo. Em boa parte dos casos, o sintoma isolado não é motivo de preocupação.

Entretanto, Gisele Abud, médica e diretora Técnica da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h Zona Leste, explica que quando a tosse persiste por semanas ou meses é preciso investigar a causa.

“Isolada, a tosse não apresenta riscos à saúde. Porém, quando acompanhada de dor no peito, chiado, falta de ar, cansaço, endema ou inchaço dos membros inferiores, há indícios de que o sintoma é decorrente de um problema cardíaco”, alerta a profissional.

Tosse cardíaca

Os principais fatores de risco para doenças cardíacas são diabetes, obesidade, sedentarismo, hipertensão, tabagismo, colesterol alto e histórico familiar.

Nesses casos, quando o coração já não está trabalhando bem, há chances do paciente desenvolver uma insuficência cardíaca, quadro em que o órgão fica dilatado e o bombeamento de sangue é reduzido.

Com contrações menores, o sague retorna aos pulmões gerando um acúmulo de líquido na região , resultando na congestão pulmonar e consequente estímulo da tosse na tentativa de eliminar o excesso da substância.

No Dia do Cardiologista (14/8), a médica destaca os principais problemas associados à tosse cardíaca que podem atingir quem é propenso ao desenvolvimento de problemas no coração. 

“Além da insuficiência, a tosse cardíaca também pode surgir em quadros de doença valvar, lesões da valva, doenças obstrutivas do coração, cardiomiopatias e cardiopatias congênitas.”, completa Gisele.

O que fazer em casos de urgências cardíacas

Gerenciada pela Pró-Saúde, a UPA 24h Zona Leste alerta: sempre que sentir qualquer um dos sintomas abaixo, procure a Unidade de Pronto Atendimento 24h mais próxima.

• Dificuldade repentina de falar;

• Dores forte no peito;

• Dor ou desconforto que se irradia para as costas, rosto e braço esquerdo.

• Falta de ar intensa; 

• Perda súbita de força;

• Tontura ou desequilíbrio súbitos.

Pró-Saúde


Compartilhar