TRADENER fecha contrato inédito com a YPFB para trazer gás natural boliviano ao Brasil

9 de março de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Comercializadora poderá trazer inicialmente até 2,2 milhões de metros cúbicos de gás natural para o mercado livre brasileiro

 A comercializadora brasileira de energia Tradener acaba de assinar com a estatal de energia da Bolívia, Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos – YPFB, um contrato inédito para importar gás natural, de forma interruptível, daquele país para o Brasil. Pelos próximos dois anos, a Tradener poderá dispor de até 2,2 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia para atendimento ao mercado livre do país.

De acordo com o presidente da Tradener, Walfrido Avila, “esse volume contratado é uma quantidade inicial, que poderá aumentar conforme sejam as condições de venda e escoamento no mercado brasileiro, no âmbito do mercado livre de gás”.

Este tipo de contrato de importação de gás é inédito, representando uma nova forma de destinação do gás boliviano ao Brasil, até então restrito a negociações entre estatais. Walfrido destaca dois pontos importantes para o mercado brasileiro graças a esse contrato fechado pela Tradener: “o primeiro é a efetiva presença de uma comercializadora livre no mercado de abastecimento de gás do país; e o segundo é a possibilidade que abrimos de abastecer nossas termelétricas com gás, viabilizando a consequente exportação de energia elétrica para os países vizinhos”.

O gás será importado da Bolívia conforme a demanda e poderá ser entregue em qualquer ponto do Brasil atendido pelo Gasbol, para geradores térmicos de energia elétrica ou indústrias brasileiras consumidoras de gás. De acordo com a legislação, no Brasil enquadram-se como consumidores livres de gás os que consomem no mínimo 10 mil metros cúbicos por dia.

Fran Press,.


Compartilhar