Três Lagoas recebe Encontro Regional para elaboração de Plano Estadual de Economia Criativa
29 de novembro de 2023Fotos: Sest/Senat
Edição na cidade encerra a agenda de oito encontros em Mato Grosso do Sul, com apoio do Sebrae/MS, colhendo propostas de participantes entre lideranças políticas, empresários e pessoas ligadas
Três Lagoas recebeu, nesta terça-feira (28), o Encontro Regional para elaboração do Plano Estadual de Economia Criativa, realizado na sede do Sest/Senat.
O município foi a oitava cidade a reunir empresários, lideranças do poder público, associações e sociedade em geral, para apresentar trabalhos e pessoas ligadas a atividades criativas na região Leste do Estado.
Os encontros regionais, para colher propostas a fim de consolidar o plano, acontecem desde o segundo semestre deste ano, por iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania (Setescc) e da Superintendência de Economia Criativa, com o apoio do Sebrae/MS.
Durante o encontro, para que todos pudessem entender a importância do nicho criativo, foram apresentados dados, informando que a economia criativa é responsável por 3% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil.
Foi apresentado também, a expectativa de que até 2030, mais de oito milhões de brasileiros sejam trabalhadores do setor.
sentido, a analista-técnica do Sebrae/MS, Daniele Muniz da Silva Vieira, acredita que a construção do plano é fundamental para alavancar o setor.
“Elaborar este plano faz com que a gente entenda a potência do estado e o Sebrae está posicionado para catalisar as variedades deste setor, e também ser agente de desenvolvimento para muitos que terão a chance de viver da renda, seja na cultura, tecnologia, arte e demais setores deste mercado tão abrangente, com projeção de crescimento para os próximos sete anos”, disse a analista.
A edição reuniu mais de 80 participantes e contou com apresentações culturais, oficinas em grupo para construção do Plano Regional de Economia Criativa, mesas redondas para tratar das potencialidades e desafios da área Costa-leste do estado, eixos de gestão, qualificação, marcos legais, financiamento, mercado e meio ambiente.
Durante apresentação das propostas dos trabalhos em grupo, foi levantada uma questão inédita, com a ideia desenvolver um Fórum de Economia Criativa, para quando o Plano Estadual, por meio de Lei, estiver ativo, unindo todas as cidades e discutindo a efetividade da cadeia do mercado criativo em todo estado.
Esta, entre outras propostas culminou em uma avaliação positiva da qualidade dos trabalhos e temáticas abordas durante a imersão, na visão de Décio Coutinho, Superintendente de Economia Criativa em Mato Grosso do Sul.
“Ficamos surpresos com as propostas apresentadas em Três Lagoas, que irão agregar na elaboração do Plano Estadual. Nosso desafio, como política pública, é fomentar a economia criativa e só atingiremos o objetivo estando perto, conhecendo cada talento, cada anseio, estimulando às pessoas e formalizando àqueles que já atuam, projetando Mato Grosso do Sul para o Brasil e para o mundo”, expressou Décio.
Fomento a criativos independentes
Kênia Silva de Oliveira Farias é artesã há mais de 20 anos e comentou sobre a discussão de medidas e instrumentos de regulação e melhoria da área.
“Primeira vez que a gente fala do assunto com tamanha abrangência e isto, sem dúvida, me anima, já que atualmente, o artesanato complementa a renda da minha família e muito em breve quero poder lucrar mais com meus trabalhos”, comentou.
Quem também comemorou a elaboração do plano regional foi Maria do Carmo da Silva, coreógrafa de danças urbanas e educadora social em arte e cultura.
“Estou feliz que este plano abrange não somente pessoas ligadas ao setor da economia criativa que estejam vinculadas a associações, mas também as independentes, como eu. Nós precisamos valorizar os talentos locais, profissionais que amam o que fazem”, pontuou Maria.
O que não faltou neste encontro na “cidade das águas” foi talento e representatividade, a exemplo disto foram os artesanatos expostos aos participantes, evidenciando a fauna de Mato Grosso do Sul, como é o caso de capivaras de pelúcia, para chaveiros e enfeites. Em Três Lagoas, estes herbívoros estão presentes no principal cartão postal da cidade, a lagoa maior.
Agora, com o cumprimento das agendas em cada região, o próximo passo é reunir todas as propostas elencadas em cada uma das oito edições, para o Encontro Estadual de Economia Criativa, previsto para 5 de dezembro, em Campo Grande.
Mais informações aos empreendedores pela Central de Relacionamento do Sebrae/MS, no número 0800 570 0800.]