Publicado em: 25 de julho de 2025
O ‘Programa Viva Saúde’, iniciativa de prevenção promovida há 10 anos pelo ‘Instituto Ação e Cidadania’, realizou nesta semana uma triagem clínica na Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seilog) e na Agência de Gestão de Empreendimentos (Agesul).
Em três dias, 130 servidores passaram por avaliações clínicas, reafirmando a importância da atenção básica como estratégia eficaz para o bem-estar do trabalhador.
A fisioterapeuta Eliane Gonçalves, que atua no programa, destacou o papel preventivo da ação.
“É fundamental cuidar da pressão arterial, glicemia, peso e circunferência abdominal. Muitos descobrem problemas de saúde que nem sabiam ter.
O nosso objetivo é orientar, acompanhar e ajudar a melhorar a qualidade de vida desses servidores”, afirmou.
Entre os participantes da triagem clínica, a adesão foi marcada por depoimentos que refletem o impacto positivo da iniciativa, como o da arquiteta Jussara do Carmo de Melo Nazaré, de 65 anos.
Ela ressalta que mesmo realizando exames anualmente, considera essencial esse tipo de ação no ambiente de trabalho.
“A gente tem que estar saudável para trabalhar, né? E com a correria do dia a dia, não sobra muito tempo para cuidar da saúde”, disse.
A assistente administrativa Elza Ribeiro, 52 anos, que sofre de hipertensão, destacou a valorização do servidor público através dessas ações.
“Acho muito bom ter esse procedimento aqui. Muitas pessoas não conseguem ir até os locais para fazer esses exames. A Seilog e a Agesul mostram cuidado com os funcionários, e isso faz a gente se sentir mais valorizado”, comentou.




Já o técnico Jean Carlos da Silva, de 31 anos, viu na triagem uma oportunidade de autoconhecimento e transformação.
Diagnosticado com sobrepeso, foi orientado a buscar acompanhamento médico e nutricional para iniciar um plano de reeducação alimentar.
“É uma abordagem para a gente ver como está a nossa saúde. Agora quero mudar meu estilo de vida”, afirmou.
O reconhecimento dessa ação também foi enfatizado pelo secretário de Estado de Infraestrutura, Guilherme Alcântara de Carvalho, que acompanhou parte da triagem.
“Investir na saúde do servidor é investir na qualidade do serviço público. Programas como o Viva Saúde mostram que o cuidado com as pessoas deve estar no centro da gestão. Isso se reflete de forma direta na motivação e no desempenho dos trabalhadores”, afirmou o secretário.
Roseli Ortega, assistente social da Seilog, que há quatro anos coordena essa ação entre os servidores, reforça o impacto positivo do programa: “Através dessas triagens e orientações, conseguimos conscientizar os servidores sobre a importância dos cuidados com a saúde e da prevenção.
Esse tipo de programa promove o bem-estar, reduz o número de atestados médicos e melhora significativamente o ambiente de trabalho”.
Roseli ainda adiantou que para o mês de setembro está previsto um evento com palestras focadas em saúde emocional, com ênfase nos temas depressão e ansiedade.
O Programa Viva Saúde, realizado pelo Instituto Ação e Cidadania, segue como referência em atenção primária à saúde dos servidores públicos.
Com triagens clínicas periódicas e encaminhamentos para acompanhamento especializado, o programa ajuda a prevenir doenças crónicas e promove uma cultura de bem-estar no serviço público estadual.


Alexsandro Nogueira, Comunicação Seilog