TSE lança campanha para combater a disseminação de mentiras nas Eleições 2024

TSE lança campanha para combater a disseminação de mentiras nas Eleições 2024

7 de agosto de 2024 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Foto:TSE

“Oxe! Mentira é de lascar!” ou “Bah! Mentira é chinelagem!” e ainda “Compartilhe apenas papo reto”.

Essa são algumas das frases escolhidas pelo Tribunal Superior Eleitoral para a campanha “Jornalismo é confiável, fala nossa língua, protege da desinformação e fortalece a democracia”.

Resultado de uma parceria entre o TSE, a Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner) e outras 11 associações e instituições relacionadas ao jornalismo profissional, a campanha nasceu a partir de um encontro de Regina Bucco, diretora-executiva da Aner, com a ministra Cármen Lúcia, no Supremo Tribunal Federal (STF).

Com um tom de descontração, as peças da campanha fazem um alerta sobre o perigo das mentiras nos meios digital e analógico e incentivam a checagem das informações antes do compartilhamento das mensagens. Para a ministra Cármen Lucia, “não há democracia forte sem Judiciário independente e sem imprensa livre”.

Regina Bucco, da Aner, reforçou que “o jornalismo profissional, que ouve as partes envolvidas e checa as informações, é o único remédio para combater a mentira”.

O lançamento das peças de combate às mentiras aconteceu nesta terça-feira, na sede do Tribunal em Brasília.

Utilizando a linguagem regional, o TSE pretende engajar as eleitoras e os eleitores.

Reportagem, katia maia

Compartilhar