TÜV Rheinland apresenta lucro recorde em seu 150º aniversário

26 de maio de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

América do Sul registra bom desempenho no aumento da receita global

Foto: latamledger/Google

No ano de seu 150º aniversário, a TÜV Rheinland, uma das maiores empresas de fornecimento de testes e acreditação do mundo, apresenta um resultado financeiro recorde, alcançando a receita de 2,091 bilhões de euros, contra 1,952 bilhões registrados em 2020 –7% superior — e o maior EBIT [Earnings Before Interest and Taxes, ou lucro antes dos juros e tributos] registrado em seus 150 anos de história, de 157,8 milhões de euros.

O EBIT para 2021 foi, portanto, muito superior ao do ano anterior. Em 2020 — devido a efeitos não recorrentes — a TÜV Rheinland registrou EBIT de -23,6 milhões de euros. O EBIT da empresa para 2021 também foi superior em 22,2 milhões de euros em relação ao de 2019 (135,6 milhões de euros). A margem EBIT atingiu 7,5% após -1,2% em 2020 e 6,5% em 2019, último ano pré-pandemia.

“Nossos funcionários em todo o mundo estiveram totalmente comprometidos com nossos clientes em 2021 — apesar dos contínuos desafios da pandemia. Graças a esses esforços e medidas bem-sucedidas para aumentar a eficiência, estamos muito felizes com o desempenho em nosso ano de aniversário. O resultado positivo nos dá margem adicional para investir em nosso futuro e crescimento”, diz Dr. Michael Fübi, CEO da TÜV Rheinland AG, fundada em 31 de outubro de 1872 como “Verein zur Überwachung der Dampfkessel in den Kreisen Elberfeld und Barmen” (Associação para a Inspeção de Caldeiras a Vapor nos Distritos de Elberfeld e Barmen).

Com atuação internacional, 58,1% de seus 20.241 colaboradores estavam sediados fora da Alemanha em 2021, muitos deles baseados nos escritórios distribuídos pela América Latina.

Posição financeira e despesas de capital

A TÜV Rheinland registrou um patrimônio líquido de 436,2 milhões de euros em 2021 — um aumento de 151,2 milhões de euros em relação a 2020 — quando a empresa registrou um resultado de 285 milhões de euros.

O caixa líquido das atividades operacionais totalizou 205,9 milhões de euros no ano fiscal de 2021 (2020: 223,2 milhões de euros).

As despesas de capital ascenderam a 57,7 milhões de euros em 2021 e foram, portanto, ligeiramente inferiores às do ano anterior.

Performance das unidades de negócios

O desempenho da área de negócios de Mobilidade foi novamente impactado pela pandemia de coronavírus. No entanto, a área melhorou visivelmente seu faturamento em 2021, registrando um crescimento de 7,5% — ou seja 595,4 milhões de euros (em 2020, o faturamento foi de 554 milhões de euros).

Essa área de negócios registrou investimentos, com o aporte de 1,4 milhão de euros em centros de inspeção de veículos no Chile, que apresentou um crescimento significativo no volume de clientes nessas instalações.

Já as áreas de negócios de Serviços Industriais e Cibersegurança geraram um faturamento de 560,7 milhões de euros em 2021, registrando aumento de 4,2% em relação ao ano anterior (538,1 milhões de euros).

Um crescimento significativo foi observado em muitos países da Europa Ocidental, que ainda foram fortemente afetados pela pandemia em 2020.

Os serviços de teste e certificação para os setores de energia e meio ambiente tiveram uma demanda particularmente alta. As regiões Grande China, Europa Central e Oriental (CEE), Índia, Oriente Médio, África (IMEA) e América do Sul também contribuíram significativamente para o crescimento da receita.

Todas as cinco unidades de negócio — Testes, Mobilidade, Serviços Industriais e Cibersegurança, Academy & Life Care e Sistemas — apresentaram aumento no faturamento em 2021.

Foco na sustentabilidade

No futuro, a TÜV Rheinland vai ampliar sua contribuição para o desenvolvimento sustentável conforme definido pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e para a luta contra a crise climática.

Para a empresa, isso significa melhorar a sustentabilidade dos clientes com seus próprios serviços e como seus próprios serviços são executados.

Em 2006, a TÜV Rheinland foi a primeira empresa de testes no mundo a assinar o Pacto Global das Nações Unidas para promover negócios responsáveis ​​e sustentabilidade. Desde outubro de 2021, a EcoVadis, fornecedora líder mundial em avaliações de sustentabilidade, concedeu à TÜV Rheinland o status Gold, colocando-a entre as 5% empresas classificadas.

A classificação EcoVadis analisa 21 critérios relacionados, por exemplo, ao meio ambiente, práticas de trabalho e direitos humanos, práticas comerciais justas e compras sustentáveis.

Panorama

Crises atuais, como a guerra entre Rússia e Ucrânia, a pandemia de coronavírus e interrupções substanciais nas cadeias de suprimentos globais também apresentam desafios para a TÜV Rheinland.

“É crucial que as empresas sejam capazes de responder rapidamente às crises, não apenas hoje, mas também no futuro”, diz o CEO da empresa.

A TÜV Rheinland quer acelerar seu crescimento lucrativo nos próximos anos, concentrando-se principalmente em guiar novas tecnologias para a maturidade do mercado com inspeções independentes de segurança e qualidade, bem como o amplo campo de serviços de sustentabilidade.

Além disso, a empresa vai continuar a investir fortemente nas capacidades de seus próprios funcionários.

“Como um dos maiores provedores independentes de serviços de testes do mundo, continuaremos a fornecer o que nossos clientes e a sociedade esperam de nós há 150 anos: segurança e qualidade em um mundo complexo de constante inovação tecnológica”, finaliza Fübi.


Compartilhar