Um novo capítulo de fortalecimento da comunicação comunitária
18 de novembro de 2024Até agora, você tem acompanhado com a gente a história de pessoas que se entrelaçaram com a história da Énois, nessa costura de 15 anos em prol da comunicação como fortalecimento da democracia.
Foi uma década e meia de parceria, aprendizado e construção coletiva com as organizações de comunicação das periferias do Brasil. Para marcar esse momento, estamos muito felizes em anunciar oficialmente um novo posicionamento, que representa a culminância dessa trajetória. Esse movimento é um convite para celebrar e reconhecer o impacto transformador da comunicação comunitária na nossa sociedade.
Nosso caminho até aqui foi pavimentado pelo trabalho árduo e inovador de pessoas e organizações comprometidas com a democracia e com os direitos das suas comunidades. São iniciativas de comunicação que mobilizam pessoas voluntárias e atendem as necessidades de informação do território, apoiando o acesso à direitos.
São extremamente inovadoras e pautadas na diversidade, orientadas por valores democráticos, mas têm dificuldade de encontrar apoio para se institucionalizar, aprimorar seus modelos de gestão e captar recursos.
É aí que a Énois entra. Enquanto elas seguem se desdobrando para informar suas comunidades, para mapear problemas e para articular soluções nos campos da educação e da alimentação, junto de atores e organizações locais, a Énois se desdobra para apoiá-las com financiamento, metodologias de gestão, de produção e networking. É assim que a comunicação comunitária se torna um vetor de mudanças estruturais.
Nossa nova fase é simbolizada pelo (re)nascimento da Énois Laboratório de Comunicação. Seguimos no trabalho de fortalecer o ecossistema da comunicação comunitária, olhando menos para o campo do jornalismo e mais para as organizações nascentes, estreitamente ligadas a suas comunidades.
O resultado de tudo isso, já sabemos, é uma democracia fortalecida no cotidiano. Os direitos que alicerçam o dia a dia das pessoas sendo cumpridos.
Sim, sabemos. Não porque temos uma autoconfiança exagerada, mas porque já vimos isso acontecer diversas vezes ao longo desses 15 anos. De jovens comunicadores a coletivos de comunicação, a transformação nas vidas de pessoas e comunidades tem se dado através da educação, da geração de renda e do acesso à informação.
Nosso “case de sucesso” mais recente é o projeto Diversidade nas Redações 3: Desinformação e Eleições, que mobilizou mais de 10 organizações, uma em cada capital brasileira, para realizar checagens, treinamentos e eventos sobre desinformação, e impactou mais de mil pessoas.
Essa é a prova de que nosso trabalho coletivo tem a força para construir um futuro onde o acesso à informação seja um direito garantido a todas as pessoas e um vetor de transformação social.
Para celebrar essa nova etapa e honrar o caminho trilhado junto às comunidades, convidamos você a participar de um dos eventos organizados pelas iniciativas participantes do Diversidade nas Redações. Venha comemorar conosco e conhecer de perto a força dessa rede! 🥳🫶🏼
São Paulo, com aTransmídia (16/11) às 14h -Rua Belgrado,255, Vila moinho velho
Belém, com a Agência Carta Amazônia (19/11) às 19h – TV de Chaco, 1949
Rio de Janeiro, com aAgência Lume (23/11) às 9h – Av. Eng. Souza Filho, 0 – Nº 0 – Itanhangá
Campo Grande, com a Teatrine TV ( 29/11) – R. Visc. de Taunay, 306 – Amambai, Campo Grande – MS
Fique de olho nas redes sociais da Teatrine TV para mais informações do evento
Rio Grande do Sul, com o Sul21 (30/11)
Fique de olho nas redes sociais da Sul21 para mais informações do evento
Boa Vista, com Correio do Lavrado (04/12) às 13h30 – Av. Glaycon de Paiva, 2496 – Pricumã, Boa Vista – RR
Cuiabá, com Com_Texto (11/12)
Fique de olho nas redes sociais do Com_Text para mais informações do evento
Maceió, com Olhos Jornalismo
Fique de olho nas redes sociais do Olhos Jornalismo para mais informações do evento
Bahia, com Carrapicho Virtual
Fique de olho nas redes sociais do Carrapicho Virtual para mais informações do evento
Esperamos ver você lá!
Com carinho e gratidão,