UnB realiza evento internacional de Comunicação em Saúde e formaliza Rede Nacional de Pesquisa

UnB realiza evento internacional de Comunicação em Saúde e formaliza Rede Nacional de Pesquisa

24 de novembro de 2023 Off Por Marco Murilo Oliveira
Compartilhar

I Encontro Nacional da Rede Brasil de Gestão da Informação e Tradução do Conhecimento em Saúde e VII ComSaúde irão celebrar 15 anos do Laboratório de Educação, Informação e Comunicação em Saúde. Atividades serão realizadas na Faculdade de Saúde da UnB, no Campus Darcy Ribeiro

Reunir pesquisadores, professores, técnicos-administrativos, estudantes de pós-graduação e graduação, gestores de saúde e a comunidade em torno de temáticas relativas à comunicação e saúde, com foco na pesquisa e extensão para o enfrentamento à desinformação na ciência e, em especial na saúde, consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), ampliando as possibilidades de compartilhamento de conhecimentos e experiências entre profissionais de diferentes áreas a partir de colaborações em busca de objetivos comuns. 

          Esses são os objetivos do I Encontro Nacional da Rede Brasil de Gestão da Informação e Tradução do Conhecimento em Saúde à Ciência Cidadã: ações estratégicas de educação, informação e comunicação, que será realizado de 27 a 29 de novembro de 2023, na Universidade de Brasília (UnB), na Asa Norte.  Idealizada e criada pela professora e pesquisadora, Valéria Mendonça, à frente do Laboratório de Educação, Informação e Comunicação em Saúde, do Departamento de Saúde Coletiva, da Faculdade de Ciências da Saúde, da Universidade de Brasília (LabECoS/DSC/FS/UnB), a Rede potencializa ações exponenciais em torno da pesquisa em saúde e da ciência cidadã. 

                  Para Valéria Mendonça, um dos objetivos da Rede é identificar as necessidades locais a partir de pesquisadores bem posicionados para identificar as necessidades e desafios específicos enfrentados pelas pessoas, famílias e comunidades em suas respectivas regiões. “Compartilhar essas informações pode ajudar a orientar o desenvolvimento de políticas e programas de saúde pública mais eficazes e adaptados às necessidades locais”, reiterou a pesquisadora. Entre as prioridades, está a necessidade de promover e aprimorar ações conjuntas, fortalecendo uma rede de pesquisadores que promova iniciativas a serem compartilhadas para o enfrentamento das doenças e agravos a partir do compartilhamento de recursos e tecnologias, da implementação de iniciativas de prevenção e controle das doenças e no desenvolvimento de estratégias de advocacy

                  Junto com o I Encontro Nacional da Rede Brasil acontece em paralelo com o VII Encontro Internacional de Comunicação em Saúde e também a comemoração dos 15 anos de atividades do Laboratório ECoS. “O laboratório chega aos 15 anos, com grandes realizações, com sementes e frutos que colhemos em nossos projetos e nossa rede de atuação. São entregas significativas para a sociedade. O ComSaúde chega à sétima edição e junto realizaremos o primeiro encontro da nossa rede de pesquisa. Uma rede potente, multidisciplinar, que evidencia os esforços de pesquisa de várias universidades brasileiras”, comemorou Valéria Mendonça.              

                  A conferência de abertura Comunicação em Saúde: origens e desafios ao futuro será com a doutora Lise Renaud, professora emérita do Département de Communication Sociale et Publique, Centre de Recherche sur la Communication et la Santé (ComSanté), da Université du Québec à Montréal (UQAM). O evento também contará com a conferência Desafios da Pesquisa Qualitativa em Comunicação em Saúde, com a exposição da doutora Carmen Rico de Sotelo, professora titular honorária da mesma universidade. Um dos momentos solenes será a sessão de outorga do Prêmio Professora Clélia Parreira de Educação, Informação e Comunicação em Saúde em comemoração aos 15 anos do LabECoS. Na programação também haverá a participação de representantes do Ministério da Saúde, da ADUnB, DSC, Conass, Conasems, Conacs, IBICT, FS, PPGSC, PPGSC/MP e Unesco e de sessões dialogadas regionais e nacional, com a apresentação do Perfil da Rede Brasil de Pesquisadores. No dia (29), será apresentada Carta Compromisso à Elaboração de uma Agenda de Pesquisas para o Enfrentamento à Desinformação Científica e Fortalecimento do SUS pela professora e pesquisadora Maria Fátima de Sousa (UnB). As atividades serão concentradas no Auditório 3 da Faculdade de Saúde, mas haverá transmissão de parte da programação pelo YouTube no canal do Laboratório ECoS. 

Acompanhe a cobertura de redes sociais pelo Instagram.

História

O LabECoS integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Informação e Comunicação em Saúde Coletiva, criado em 2009 reconhecido como laboratório pela UnB. O laboratório atua na defesa e consolidação dos Sistemas Universais de Saúde, em particular, o Sistema Único de Saúde (SUS), que completou 33 anos em 18 de setembro. O LabECoS é vinculado ao Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências da Saúde (FS/UnB). 

Serviço

O quê: VII ComSaúde e I Encontro Nacional da Rede Brasil

Quando: 27 a 29 de novembro (segunda a quarta-feira)

Onde: Auditório 3 da Faculdade de Saúde

Mais informações pelo telefone: 61 99924-3310

LabEcos UNB


Compartilhar