Unico e Netbr fazem cooperação estratégica em autenticação de acesso

Unico e Netbr fazem cooperação estratégica em autenticação de acesso

8 de março de 2023 Off Por Ray Santos
Compartilhar

(Empresas vão oferecer jornadas de acesso “passwordless”, semelhantes à empregada por ‘big techs’ como Facebook, Amazon e Google.)

Netbr, especialista em tecnologias de identidade e acesso, e a Unico, maior IDTech do País, anunciam uma parceria estratégica para o mercado brasileiro de controle e automação da identidade e acesso. O objetivo é alavancar a oferta de serviços de autenticação e autorização de acesso para transações digitais no conceito customer centric. Ou seja, sem a exigência de senhas e da troca constante de login para cada diferente aplicação ou empresa visitada pelo usuário.

A Netbr acumula cerca de 100 casos de arquitetura e automação da identidade no Brasil, América Latina e EUA. Com o acordo, passará a empregar a tecnologia de autenticação biométrica da Unico, com prova de vida e recursos de detecção de fraude, para oferecer experiências de acesso instantâneo com alta segurança e sem atrito.

A cooperação prevê a integração da plataforma da Unico com motores de autorização de acesso automática baseados em protocolos abertos de última e próxima geração, tais como OAuth, FIDO e OpenID .Estes novos protocolos funcionam de forma semelhante à empregada por big techs, como Google, Facebook e Amazon. Neste modelo, os vários players envolvidos praticam uma “confiança mútua” na execução dos acessos, para que o usuário não necessite fornecer documentos físicos ou expor senhas e dados pessoais sensíveis em suas operações.

Tais iniciativas vão beneficiar as centenas de clientes da Netbr e da Unico em áreas de negócio como e-commerce de varejo ou B2B, indústria, open finance, comunicação móvel, distribuição e ecossistemas de seguros. Sua aplicação abrangerá também atividades de RH e manutenção no controle de acesso da força de trabalho e onboarding digital de colaboradores fixos ou temporários.

A Netbr é hoje uma das líderes na América Latina em arquiteturas de acesso com assinatura única (SSO – Single Sign One). Há cerca de dois anos, a empresa introduziu no Brasil o uso de ambiente sem código (ou de baixo código) para a criação de jornadas de acesso de atrito mínimo no paradigma passwordless.

Em 2021, a Netbr foi premiada no Congresso “Ping Youniverse”, da Ping Identity, como responsável pelo “Maior Projeto de Open Banking da América Latina”. Em janeiro de 2023, a Ping Identity reconheceu a Netbr com o título de “Rising Star of the Year” para a América Latina.

Sobre a Unico

A Unico é uma empresa brasileira especializada em identidade digital, fundada em 2007. A IDTech se tornou um unicórnio em agosto de 2021 e já recebeu quatro rodadas de investimentos, posicionando-a como a segunda empresa SaaS mais valiosa da América Latina, em 2022. A Unico desenvolve soluções inovadoras para a proteção da identidade dos brasileiros nas relações com empresas privadas. São elas: biometria facial para autenticação de identidades, plataformas de educação corporativa, gestão de compra e venda de veículos e admissão digital com assinatura eletrônica, que foi reconhecida com o prêmio Top of Mind de RH. A companhia está presente em mais de 800 empresas-clientes, entre os maiores bancos privados, varejistas, fintechs, e-commerces e indústrias do país. Em 2022, a Unico foi nomeada como uma das empresas privadas mais promissoras do ano pela 5ª Edição do Ranking Anual Fintech 250 da CB Insights e esteve presente no Ranking Exame Negócios em Expansão, que reconhece as empresas brasileiras que mais cresceram no último ano. A IDTech é associada ao Fórum Econômico Mundial e integrante do Grupo de Trabalho sobre Confiança Digital. A empresa também desenvolve pesquisas em parceria com instituições acadêmicas nacionais. Saiba mais em https://unico.io

Sobre a Netbr

A Netbr responde por cerca de 100 projetos de transformação de arquitetura de identidade para bancos, telcos, indústria aeroespacial, varejo, saúde, governo e empresas de diversos segmentos no Brasil, América Latina e EUA, desde sua fundação em 2003.A partir de 2022, a Netbr vem divulgando sua visão inovadora de uma identidade multidimensional, sintetizada na expressão “Extend Your ID”. Essa abordagem unifica o gerenciamento e a governança de identidades para funcionários, clientes, parceiros, agentes terceirizados, perfis de big data e entidades não humanas, como bots, aplicativos, máquinas físicas e objetos IoT.A Netbr possui o status de “Identity Excellence Alliance” oferecido pela Ping Identity. Também fomos nomeados como Delivery Approved Partner pela parceira norte-americana . Fomos aclamados com o título de “Best Small Company to Watch” pela publicação norte-americana The Silicon Review.   

Press Consult


Compartilhar