Usaflex realiza workshop em parceria com o Instituto Maria da Penha

19 de maio de 2022 Off Por Ray Santos
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A ação faz parte dos programas que a empresa vem desenvolvendo para garantir e conscientizar sobre a saúde e bem-estar das mulheres

Sempre preocupada em valorizar e empoderar as mulheres (que são maioria no quadro de funcionários) a Usaflex é a primeira indústria de calçados femininos a ser signatária dos 7 Princípios de Empoderamento Feminino da ONU e, desde 2020, quando iniciou o Programa Empodera, vem focando em ações para garantir a saúde, o conforto e o bem-estar de suas colaboradoras, consumidoras, fornecedoras e franqueadas.

Outro movimento em prol da igualdade e bem-estar femininos lançado pela empresa foi o “Por Todas!”. Com o slogan, “Não é por uma, é por todas” a iniciativa foi o fio condutor de toda estratégia de marketing da marca, que visa estar ao lado das mulheres na busca por seus direitos – e com isso empoderá-las. Isto porque, para a Usaflex as mulheres têm direito à igualdade de oportunidades, à liberdade, à segurança pessoal e, acima de tudo, à vida; um conceito que integra o propósito organizacional da empresa e que deveria estar acessível a todos os indivíduos, independente do gênero

A mais recente ação foi o Workshop Violência Doméstica e o seu impacto no mercado de trabalho, realizado pelo Instituto Maria da Penha (IMP), no início de maio. “Nosso objetivo foi desmistificar conceitos, realizar esclarecimentos sobre o tema e capacitar os gestores a identificarem situações de colaboradoras que sofrem de violência doméstica com o intuito de realizar o acolhimento, escuta ativa, orientar sobre formas para romper o ciclo da violência e, se necessário, encaminhar para os profissionais da empresa e/ou órgãos competentes”, conta Daniela Paula Colombo, diretora jurídica/DHO da Usaflex- marca pioneira e líder na fabricação de calçados e bolsas de couro que priorizam a inovação, estilo e conforto para mulheres.

No workshop, que reuniu cerca de 50 gestores (homens e mulheres) da área produtiva de todas as unidades da marca, foram abordados temas como: o que é a violência doméstica, por que precisamos de uma lei para coibir a violência doméstica, tipos de violência e como identificar, o ciclo da violência, mitos da violência – rompendo paradigmas, o impacto da violência no mercado de trabalho, equipamentos de atendimento à mulher em situação de violência, o papel do gestor no apoio à vítima (a escuta acolhedora e ativa) e, pequenas intervenções que podem ser adotadas pela empresa no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher.

“Escolhemos o Instituto Maria da Penha justamente por ser referência nacional no tema, ter diversas ações realizadas em prol das mulheres vítimas de violência doméstica, e precursores do tema travando uma luta em defesa das mulheres orientando sobre as premissas da Lei Maria da Penha”, explica Daniela que já adianta que, por meio dos programas Empodera e Por todas (criado este ano), a Usaflex tem um calendário de ações que englobam temas importantes a serem discutidos no universo feminino, “tudo isso faz parte de um entendimento mais ampliado da Usaflex sobre os conceitos de conforto e bem-estar femininos, valores que fazem parte do nosso DNA, e a partir disso estamos abraçando de forma ainda mais dedicada nossa defesa pelos direitos das mulheres não apenas ao conforto e bem-estar físico, mas também emocional, mental e social”, complementa.

Mais sobre a Usaflex:

Fundada em 1998, na cidade de Igrejinha, Rio Grande do Sul, a Usaflex é pioneira e líder na fabricação de calçados e bolsas de couro que priorizam a inovação, estilo e conforto para mulheres. Com produção de até 25 mil pares de calçados por dia, a marca se destaca por agregar tecnologia em mais de 50 diferentes linhas de produtos, que podem ser adquiridos pela loja virtual, multimarcas ou em uma das mais de 250 franquias espalhadas por todo território nacional. Até 2023, a Usaflex deve alcançar o número de 350 lojas no Brasil. A empresa também, desde 2021, está entre as dez melhores empresas para se trabalhar segundo o levantamento do Great Place to Work (GPTW).

www.usaflex.com.br

IG: @usaflex

Por Malu Boneto


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