Vai ficar off nos dias de carnaval? Confira um cardápio para fazer aquele detox!

27 de fevereiro de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Já que bloquinhos e outras comemorações públicas foram cancelados, por que não apostar em um cardápio detox de um dia para ajudar o fígado a eliminar as toxinas do dia a dia? Você pode adotar o cardápio durante os dias em casa para voltar à rotina com tudo; ou, então, depois, para potencializar a recuperação do corpo.

De acordo com a nutricionista Luna Azevedo (@lunanutri), referência em alimentação plant-based, a desintoxicação do corpo é um processo natural do corpo que busca reduzir os impactos negativos das toxinas.

Ou seja, o principal objetivo da detoxificação é a biotransformação, possibilitando que os elementos em questão sejam eliminados do organismo.

Já para a médica atuante em nutrologia e medicina integrativa, Dra. Roberta Genaro (@drarobertagenaro), o detox é uma estratégia nutricional que pode ser utilizada com o intuito de melhorar os sistemas de drenagem e ‘limpeza’ do organismo.

“Além disso, serve para diminuir sinais inflamatórios e ainda reduzir a produção de radicais livres — processos que afetam negativamente a nossa imunidade e aceleram o envelhecimento celular, aumentando a chance de doenças”, explica a profissional.

Mas lembre-se: “a dieta ideal é aquela feita por um nutricionista e prescrita de forma individualizada para você. Por isso, baseie-se nestas dicas de refeições e procure o seu profissional para ajustá-las para seu caso”, aconselha Luna Azevedo.

Café da manhã:

1 copo de suco detox: limão + couve + morango + gengibre + linhaça;

Porção de castanhas.

Lanche de manhã:

Chá de cavalinha;

Snack de grão-de-bico.

Obs: A cavalinha é contraindicada para gestantes, assim como para pessoas que têm disfunções cardíaca ou renal. Portanto, seu uso necessita de prescrição nutricional individualizada.

Almoço:

Salada de folhas verdes: alface + rúcula + espinafre refogado + chicória + azeite de oliva + cebolinha picada + cúrcuma;

Prato principal: lentilha cozida com quinoa em grãos + ervas a gosto + cenoura e beterraba raladas.

Lanche da tarde:

Salada de frutas: framboesa + maçã + abacaxi + kiwi + amoras + chia;

Chá verde.

Obs: O chá verde é contraindicado durante a gravidez e a amamentação, assim como para pessoas com dificuldade para dormir, alterações na tireoide, problemas nos rins ou no fígado, anemia, úlceras gástricas e gastrite. Além disso, pode interagir com certos medicamentos. Portanto, seu uso necessita de prescrição nutricional individualizada e não deve passar de duas xícaras por dia.

Jantar:

Macarrão de abobrinha com tomates + molho pesto.

Outras dicas para potencializar a energia:

  1. Mantenha-se hidratado;
  2. Consuma fibras todos os dias, já que elas ajudam a manter a regularidade intestinal. A melhores são aquelas presentes nos vegetais, nas frutas, nas nozes, nas sementes e nos grãos integrais;
  3. Inclua os seguintes alimentos na rotina: gengibre, cebola, alho, framboesa, mirtilo, amora, morango e cereais integrais;
  4. Por fim, pratique atividade física!

Fonte: Vitat – https://vitat.com.br/cardapio-detox/

Dra Luna Azevedo – Nutricionista incentivadora da alimentação consciente , com grande influência com o público Vegetariano/Vegano. CRN: 1410020 | https://www.instagram.com/lunanutri/?hl=pt-br

Dra Luna Azevedo é nutricionista e formada em Nutrição pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

É idealizadora do projeto “Vida por Luna”, projeto este que tem bases da sustentabilidade para informar indivíduos sobre a consciência ambiental e possui especialização em Ortomolecular e Fitoterapia.

Possui grande influência como nutricionista queridinha das celebridades vegetarianas e veganas, como Yasmin Brunet, Kéfera, Fabiana Karla, Thiago Fragoso, Wanessa Camargo, Marcela Fetter, Shantal Abreu, Giulia Gayoso, a dupla Anavitória, Letícia Almeida, Duda Reis, Fabíula Nascimento, Nicolas Prattes, Emilio Dantas, Luiza Brunet, Laila Zaid, Rachel Apollonio, Jade Seba, Giselle Itiê, entre outros.

Luna Nutri – como é encontrada nas redes sociais, já conta com mais de 220 mil seguidores no Instagram, onde também utiliza como ferramenta para compartilhar detalhes sobre os protocolos usados no consultório.

A nutricionista Luna também se destaca como uma das pioneiras a implantar os exames food detective e teste de DNA nutricional no consultório. O objetivo é inovar cada vez mais e apresentar uma avaliação mais completa sobre o plano alimentar e a genética de cada paciente.

 A nutricionista, que tem um grande destaque na profissão com o público vegetariano|vegano, acredita que a alimentação é a base para uma vida saudável.

Dra. Roberta Genaro – médica atuante em nutrologia e medicina integrativa, palestrante em Biohacker – Instagram: http://www.instagram.com/drarobertagenaro – CRM/SP 152811

A Dra. Roberta Genaro é Biohacker e Médica atuante na área de nutrologia e medicina integrativa. Graduada em medicina pela Universidade Severino Sombra, em Vassouras, interior do Rio de Janeiro, e nutróloga pela Associação Brasileira de Nutrologia, Dra. Roberta se destaca ajudando profissionais da saúde a atingirem sua performance máxima na vida profissional e pessoal através do Biohacking e, além disso, é fundadora da MAP, primeiro Master Mind de Saúde do Brasil.

Em seu currículo, a médica também coleciona especializações pelo mundo, como o treinamento DVD em Miami com Tony Robbins, o treinamento internacional Unleash The Power Within, baseado em medicina japonesa, Biohacker Summit na Finlândia e o Neuro Psico Imuno Endócrino Fisiopatologia Adaptativa e Otimização Neuro Psico Física, pelo Instituto Rinaldi & Fontana na Itália.

Dentre suas especializações, a Dra. Roberta é pós graduada em biofísica quântica e terapia ortobiomolecular e Master Health Coach em em Saúde Integrativa Sistêmica.

A profissional também foca na metabologia do esporte e obesidade e em seu instagram @drarobertagenaro, compartilha dicas e informações sobre esta área da medicina.

Contato para Imprensa: conceptallure@gmail.com


Compartilhar