Validador de Boletos da Serasa aumenta segurança contra golpes no Feirão Limpa Nome
10 de março de 2023Ferramenta gratuita já evitou mais de 3 mil fraudes nos quatro meses iniciais de operação
São Paulo, 10 de março do ano 2023 – Colocado em operação em novembro, o Validador de Boletos e Chaves Pix da Serasa já contabilizou mais de 10 mil consultas na plataforma, que verifica a autenticidade do código de pagamento. Pelo menos 3,3 mil deles caracterizaram tentativa de golpe e não eram meios oficiais da Serasa. A ferramenta gratuita foi disponibilizada para aumentar a confiança dos consumidores que pretendem fechar acordos de negociação de dívida pelos canais digitais.
O Validador identifica se o boleto foi gerado pela empresa credora ou não. Caso o número não seja identificado entre os acordos realizados na plataforma Limpa Nome há duas possibilidades: pode ser que o pagamento seja de outra empresa ou, então, uma tentativa de golpe. Nessa situação, a Serasa orienta que o usuário verifique os dados imediatamente, inclusive sobre o beneficiário indicado, e procure a empresa credora.
“Em períodos de Feirão, como está ocorrendo agora, os golpistas se aproveitam da visibilidade do evento e da vulnerabilidade dos endividados para tentar contato em nome da Serasa”, avisa Franciele Tiburcio, especialista da Área de Soluções da empresa. “Por isso, ao receber um boleto de terceiros é importante validar a veracidade do documento antes de fazer qualquer transação”, alerta.
Como utilizar o Validador de Boletos da Serasa
- Acesse o site ou aplicativo da Serasa, digite seu CPF e preencha um breve cadastro.
- Clique em “Soluções” e, em seguida, no botão “Validar meio de pagamento”.
- Informe o código do boleto ou o código Pix e confira se é um acordo oficial da Serasa em seu nome. Caso o número não seja identificado entre os acordos realizados na plataforma, pode ser que o pagamento seja de outra empresa ou uma tentativa de golpe. Verifique os dados novamente, inclusive, sobre o beneficiário indicado, antes de fechar a negociação.
Cinco dicas de proteção da Serasa
- Desconfie de links ou mensagens maliciosas mesmo quando enviados por pessoas conhecidas: aplicativos como WhatsApp e Telegram e e-mails são as origens mais comuns de links maliciosos, ofertas de acordos e boletos falsos.
- Antes fazer qualquer operação, faça a validação no site da Serasa por meio do Validador de Boletos. Caso seja indicado que o código do boleto ou Pix não se trata de um meio de pagamento da Serasa, certifique-se das informações apresentadas e faça seu login no site ou app Serasa para verificar se há uma oferta disponível para negociação.
- Números de WhatsApp e páginas oficiais nas Redes Sociais apresentam um Selo de Verificação localizado ao lado do nome do contato. Tome cuidado para não confundir com emojis, utilizados para fraudar essa validação.
- Endereço eletrônicos oficiais devem possuir https com URL, cadeado na barra de navegação e inscrição de “site seguro”.
- Na dúvida, não clique: algumas mensagens despertam gatilhos emocionais nas vítimas, como a curiosidade, o sentimento de solidariedade, os benefícios, entre outros. Se receber mensagens como “Sua fatura do mês chegou” e “Temos uma oferta imperdível”, desconfie.
Sobre a Serasa
Com o propósito de revolucionar o acesso ao crédito no Brasil, a Serasa oferece um ecossistema completo voltado para a melhoria da saúde financeira da população com produtos e serviços digitais.
Para mais informações: www.serasa.com.br
Comuniquese,.