Vendas melhoram em março com desconto do IPI

29 de abril de 2022 Off Por Ray Santos
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Cenário foi estimulado, principalmente, pela redução nos preços dos veículos 0km

São Paulo, 29 abril de 2022 – Diferentemente do mês de fevereiro, março registrou um aumento nas vendas de automóveis. Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores – ANFAVEA, foram licenciados 134.904 veículos no terceiro mês do ano, o que representa um crescimento de 9,6% em comparação com as 123.035 unidades comercializadas em fevereiro.

Porém, o volume de vendas de março de 2022 foi 23,8% inferior ao do mesmo período de 2021, quando foram licenciados 177.080 veículos.

De acordo com a ANFAVEA, o setor automotivo ainda atravessa um momento de dificuldades com o fornecimento de insumos, principalmente de semicondutores de equipamentos eletrônicos. A entidade destaca que o aumento nos preços dos combustíveis, a inflação alta e a incerteza sobre uma nova redução no Imposto sobre Produtos Industrializados – IPI também influenciaram na queda nas vendas de março na comparação com o mesmo mês de 2021.

No entanto, os preços não recuaram. É o que aponta o Monitor de Variação de Preços da KBB Brasil, empresa especializada em preço de veículos novos e usados. Os responsáveis foram os carros usados (de 4 a 10 anos), com alta de 1,93% em média, seguidos pelos seminovos com até 4 anos de uso, com variação de 1,11%. Já os carros 0km sofreram uma queda média nos preços de -0,55%.

Se colocarmos uma lupa nos preços de veículos 0km, enxergaremos uma queda de -1,78% nos Modelos 2023, enquanto os 2022 tiveram uma variação de -0,65%. Estimulado pela redução do IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados, esse cenário é bem inferior ao demonstrado durante todo o ano de 2021, quando os Modelos 2022 variaram 1,67% e os Modelos 2021 1,09% em média por mês.

Variação de preço de carros 0 km em março de 2022
Ano modeloFevereiro (2022)Março (2022)Média mensal (2021)
Média0,25%-0,55%0,61%
20230,36%-1,78%1,67%
20220,00%-0,65%0,72%

No caso dos veículos seminovos e usados, o MVP aponta uma queda na inflação dos preços dessas categorias em comparação com fevereiro, mas ainda mantendo a tendência de alta. Entre os seminovos, com até três anos de uso, aqueles de ano modelo 2022 foram os que apresentaram a maior variação em março: 1,32%, em média, número que deixa esses veículos abaixo da variação apresentada em 2021, quando a alta foi de 1,67% ao mês.

Variação de preço de carros seminovos (até 3 anos de uso) em fevereiro de 2022 
Ano modelo Fevereiro (2022) Março (2022) Média mensal (2021) 
Média 2,86%1,11% 1,42% 
20221,82% 1,32% 1,67% 
20213,22%1,14%0,72%
20204,21%1,02%0,08%
20192,90% 1,03% 1,54%

Já os carros usados, entre 4 e 10 anos de uso, a variação de 1,93% em março ficou abaixo da média de 2,04% observada ao longo de 2021. Entre os veículos desta categoria, novamente os modelos de 2012 (igual aos meses de janeiro e fevereiro) foram os que mais valorizaram, com variação de 2,87%.

Variação de preço de carros usados (entre 4 e 10 anos de uso) em fevereiro de 2022 
Ano modelo Fevereiro (2022) Março (2022) Média mensal (2021) 
Média 1,87%1,93% 2,04% 
20181,92% 1,33% 1,85% 
20171,05%0,80%2,02%
20161,88%1,64%1,99%
20151,96%2,47%2,04%
20142,17%2,60%2,09%
20132,03%2,85%2,10%
20122,66% 2,87% 2,01%

O MVP de fevereiro da KBB Brasil analisou 26.376 versões disponíveis no mercado para fazer o levantamento.

A KBB Brasil utiliza tecnologias de análise de dados e Big Data para produzir os levantamentos de precificação de veículos novos e usados. O processamento é realizado por um complexo algoritmo alimentado semanalmente por uma base com mais de 800 mil informações de preços de diferentes fontes do mercado. Além disso, todos os dados são avaliados diariamente por uma análise rígida de uma equipe de especialistas para garantir a validação dos preços publicados no site de acordo com a realidade brasileira. A empresa atua com o propósito de conscientizar os consumidores na compra e venda de carros a partir da determinação de preços justos. Todos os preços da KBB Brasil são públicos e podem ser consultados gratuitamente no site kbb.com.br

Sobre a Kelley Blue Book 

Criada em 1926 nos Estados Unidos, a Kelley Blue Book é referência em preços de carros novos e usados tanto para quem compra quanto para quem vende. Ela usa como base de cálculo para o Preço KBB valores de mercado praticados regionalmente. Também é a única a produzir uma tabela que leva em conta fatores como quilometragem, cor, nível de equipamentos e estado de conservação do veículo. E que permite que ninguém perca dinheiro na negociação: seja de um novo ou de um usado. Também oferece conteúdo editorial abrangente em texto e vídeo, com dicas e avaliações de especialistas, ferramentas para comparação de carros e opinião do dono. 

Referência em precificação no mercado automotivo norte-americano, a KBB está no Brasil desde outubro de 2017 com o site kbb.com.br. A sede da Kelley Blue Book é baseada em Irvine, Califórnia, e faz parte da Cox Automotive. 

Sobre Cox Automotive 

A Cox Automotive faz parte do grande conglomerado da Cox Enterprises Inc. – uma empresa global com mais de 50.000 funcionários e que já ultrapassa US$ 21 bilhões em receita. Apesar de ser uma gigante multinacional, a Cox continua sendo uma corporação privada e orientada por valores que acreditam em crescimento em longo prazo e no orgulho de sua liderança familiar de quatro gerações. 

Através de nossas principais divisões – Cox Communications e Cox Automotive – as empresas Cox lideram nos setores de comunicações e mercado automotivo. Nossas marcas internacionais amplamente reconhecidas incluem Autotrader, Kelley Blue Book e Cox Homelife.  

A missão da Cox Automotive em todos os mercados onde atua é transformar a maneira como o mundo compra e vende veículos por meio de soluções tecnológicas, serviços e equipe altamente especializada que apoia consumidores, fabricantes e revendedores em todas as fases da experiência automotiva.  

A Cox Automotive Inc. é um grupo global, detentora de 26 empresas fortemente consolidadas nos países em que atua, com mais de 34.000 membros na equipe, mais de 200 escritórios em todo o mundo e que atende milhares de clientes nos cinco continentes. A Cox Automotive Brasil, atualmente, lidera 4 empresas das 26 existentes no mundo, que são: Kelley Blue Book Brasil, Molicar, Dealertrack e Manheim. Saiba mais em coxautomotive.com.br

KBB | Kelley Blue Book Brasil


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