Vigilância reforçada em biosseguridade auxilia bloqueio da entrada da Influenza Aviária

 Vigilância reforçada em biosseguridade auxilia bloqueio da entrada da Influenza Aviária

22 de março de 2023 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Gerente técnico da unidade de negócios de Avicultura da MSD Saúde Animal traz orientações para o produtor brasileiro

São Paulo, 22 de março do ano 2023 – Apesar de ser um país livre da gripe aviária, o Brasil vive o alerta da doença pela situação vivida por países vizinhos e, por isso, especialistas reforçam a necessidade de intensificar as medidas de biosseguridade para garantir que a influenza permaneça fora do território brasileiro. André Volpe, gerente técnico da unidade de negócios de Avicultura da MSD Saúde Animal, destaca abaixo ações essenciais para a manutenção sanitária das granjas.

  • Medidas de higiene e restrição de entrada

A influenza aviária é uma doença infecciosa e altamente transmissível, sendo responsável por surtos em diversos países. Para evitar que haja contaminação, as granjas precisam redobrar a atenção às medidas de higiene e restringir a entrada de pessoas, além de ter um controle efetivo dos animais no local, para que não haja transmissão entre diferentes espécies por meio do contato com outras aves.

É imprescindível interromper a cadeia de transmissão, que envolve, segundo o estudo Epidemiologia da Influenza Aviária, da Profa. Dra. Masaio Mizuno Ishizuka, da FMVZ/USP: transmissão aerógena (pelo ar) entre aves silvestres; transmissão aerógena entre aves alojadas em galpões fechados; água contaminada com secreções e excreções (fezes) de aves infectadas; funcionários ou visitantes que saem dos plantéis com o vírus da influenza em calçados e roupa; veículos compartilhados entre granjas e caminhões de transporte de aves.

Inclusive, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e a Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária (CNA) orientam que se lave e desinfete pneus, chassis e esteiras de todos os veículos, bem como evite emprestar ou pedir emprestado equipamentos. Também indicam que, se tiver contato com outras aves, higienize o veículo e equipamentos antes de voltar a sua propriedade. Nas granjas, a orientação é de que se use sempre calçados e roupas limpas ao entrar e os desinfete com frequência durante o trabalho. Ao manipular as aves e seus produtos, é necessário usar equipamento de proteção, como máscaras e luvas, e lavar as mãos com água e sabão após o contato.

  • Boas práticas de produção

Uma granja saudável está diretamente ligada às boas práticas de produção, com uma manutenção rigorosa do protocolo vacinal, adequação do ambiente para favorecer o livre expressar do animal e garantir condições seguras e essenciais para o sistema produtivo, aplicação do manejo de baixo estresse e de medidas que priorizem o bem-estar animal e uso da inteligência de dados para diagnosticar e tratar com rapidez doenças que possam acometer os animais. Diagnósticos rápidos permitem ações igualmente rápidas e assertivas, evitando o agravamento da situação.

A vigilância ativa é o que permitirá que o Brasil se mantenha livre da influenza aviária. “Medidas preventivas para evitar a entrada do agente patogênico devem ser o foco do produtor brasileiro. As indústrias, por sua vez, auxiliam com o trabalho consultor a campo e o investimento constante em novas tecnologias e serviços que apoiem a cadeia a se manter produtiva e com portas abertas ao mercado interno e externo”, completa André.

Sobre a MSD Saúde Animal  

Há mais de 130 anos, a MSD cria invenções para a vida, trazendo ao mercado medicamentos inovadores para combater as doenças mais desafiadoras. A MSD Saúde Animal, uma divisão da Merck & Co., Inc., é a unidade global de negócios de saúde animal da MSD. Por meio do seu compromisso com a Ciência para Animais mais Saudáveis, a MSD Saúde Animal oferece a médicos-veterinários, pecuaristas, donos de pets e governos uma grande variedade de produtos farmacêuticos veterinários, vacinas, soluções e serviços de gestão de saúde, além de um amplo conjunto de tecnologia conectada que inclui produtos voltados à identificação, à rastreabilidade e ao monitoramento. A MSD Saúde Animal é dedicada a preservar e melhorar a saúde, o bem-estar e o desempenho dos animais e das pessoas. Investe amplamente em recursos de P&D e em uma cadeia de suprimentos moderna e global. A empresa está presente em mais de 50 países e seus produtos estão disponíveis em cerca de 150 mercados. Para obter mais informações, visite nosso site e conecte-se conosco no LinkedIn, Instagram e Facebook.

Ketchum


Compartilhar