Violações de dados pessoais geram prejuízos de até US$ 4,24 milhões; entenda como captar leads seguindo a LGPD

Violações de dados pessoais geram prejuízos de até US$ 4,24 milhões; entenda como captar leads seguindo a LGPD

2 de março de 2024 Off Por Ray Santos
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Abaixo, conheça 10 dicas para captar leads de maneira segura!

Foto:Fernando Arcos / Pexels.

Com uma abundância cada vez maior de dados sendo usados por pessoas e empresas, a informação se tornou o petróleo da era digital. No entanto, o manuseio destas informações sensíveis deve seguir as normas estabelecidas pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) 一 caso contrário, o prejuízo pode ser milionário.

Segundo estudo da International Business Machines Corporation (IBM), as perdas por vazamento de dados de clientes podem chegar a até US$4,24 milhões. Além disso, as informações mais expostas em violações são nomes, e-mails e senhas estão entre os 44% mais expostos em quebras de sigilo.

Vale ressaltar que o uso de Inteligência Artificial, Criptografia e Analytics diminui os prejuízos para US$ 1,25 milhão 一 o que, convenhamos, continua sendo um valor salgado. Por isso, seguir as normas da LGPD é central para a captação e manuseio de leads qualificados. Confira a seguir dez dicas essenciais para fazê-lo em 2024:

1. Tenha objetivos bem definidos para o uso dos dados

Geralmente, os leads qualificados possuem interesse comercial 一 usando as informações destas pessoas para colocá-las no funil de vendas, o que tem como objetivo gerar conversões. Entender o perfil de cliente ideal é central para não povoar o pipeline com usuários que podem não adquirir as soluções do negócio.

2. Seja transparente com os leads

A LGPD determina que todo usuário entenda para o que seus dados serão usados e, por isso, ter uma política de privacidade bem redigida é central neste quesito. Isso fará com que o lead dê consentimento para receber conteúdos e ser contactado por e-mail ou telefone. Sem isso, o potencial cliente pode se incomodar com quaisquer abordagens, não gerando conversões.

3. Invista em segurança para proteger os dados dos clientes

Ao obter as informações pessoais de um cliente, você obteve o consentimento dessa pessoa para usá-las. E sim, apenas o seu negócio, portanto proteger estas informações é imprescindível. 

Em 2019, por exemplo, a Netshoes pagou R$ 500 mil de indenização ao Ministério Público do Distrito Federal após os dados de 2 milhões de clientes serem vazados. Por isso, proteger o banco de dados do seu negócio é central para evitar prejuízos e a perda de confiança dos clientes.

4. Treine seus colaboradores sobre as normas da LGPD

Investir em proteção de dados pessoais não é apenas pagar por sistemas robustos, mas também garantir que seus colaboradores conheçam a LGPD a fundo. Por isso, certificações e treinamentos são centrais para essas informações serem bem manuseadas 一 entendendo, também, o que precisa ser implementado nas ferramentas usadas pelo negócio.

5. Estabeleça parcerias com empresas que respeitem a LGPD

Não é apenas a sua empresa que precisa estar em conformidade com a LGPD. Todos os fornecedores e parceiros precisam seguir a legislação, já que eles possuem relações comerciais com seu negócio. Ou seja, deve-se redigir contratos que garantam a segurança de dados sensíveis.

6. Implemente o Privacy By Design

Todo produto e serviço criado pela sua empresa deve pensar na proteção de dados desde a concepção. Este conceito se chama de Privacy by Design, o que permite que todos os processos visem a segurança e não precisem de adaptações tardias para entrar em conformidade com a LGPD.

7. Fique atento às tendências e mudanças da legislação

Apesar de ter sido criada em 2018, a LGPD passa por revisões e adição de novas normas. Por isso, é necessário monitorar eventuais mudanças e tendências do mercado para garantir maior proteção aos clientes, parceiros e colaboradores.

8. Use ferramentas seguras para lidar com os dados

Outro ponto crucial para garantir conformidade com a LGPD é usar soluções que estejam em conformidade com a legislação. Sejam CRMs com chatbots para Whatsapp ou outras ferramentas de automação, elas serão usadas para a interação com usuários e qualquer uma que não ofereça segurança deve ser substituída.

9. Crie conteúdos de a qualidade para obtenção de leads

Segundo estudo do Hubspot, 24% dos profissionais de marketing consideram a criação de conteúdo para gerar leads uma tarefa desafiadora. Além disso, 57% deles possuem dificuldade para encontrar a audiência certa, com outros 54% enxergarem a consistência e diferenciação como principais obstáculos.

Por isso, todo lead precisa ser captado com um material bem produzido independentemente do formato 一 seja ele um vídeo, e-book, evento online e até mentoria. O importante aqui é entender o tipo de cliente que você deseja atrair e conhecer as principais dores deles!

10. Nunca use leads captados de maneira irregular

Todo contato com potenciais clientes precisa ser feito com o consentimento deles, ou seja, quando o lead “levantou a mão”. Ou seja, adquiri-los de maneira irregular por meio de compra de listas ou entrando em grupos para contatá-los sem autorização pode gerar dores de cabeça à sua empresa.

Em muitos casos, negócios usam estratégias de co-marketing para a captação de leads 一 também oferecendo conteúdos de valor para a obtenção destas informações. Neste caso, é crucial que você deixe claro o compartilhamento dos dados de contato com todas as empresas envolvidas.

Alcindo Batista 

Digital PR Coordinator

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