Visitas técnicas são realizadas pela CCGE em outros órgãos da administração pública

Visitas técnicas são realizadas pela CCGE em outros órgãos da administração pública

20 de março de 2024 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Publicado em: 20 de março de 2024

A iniciativa faz parte de uma estratégia de aproximação e incentivo à utilização assertiva dos recursos públicos.

Na tarde da última terça-feira (19), a Controladoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul (CGE-MS) realizou visita técnica na Secretaria de Administração do Estado (SAD-MS). O momento foi marcado pelo compartilhamento de informações e orientações em relação à matéria correicional. 

Segundo a corregedora-geral do Estado, Luciana da Cunha Araújo Matos de Oliveira, é de suma importância a aproximação da CGE-MS – órgão central do sistema de controle interno governamental -, com os servidores de outras pastas.

Para ela, através desse tipo de investida é gerada a oportunidade para que dúvidas sejam sanadas. “Essas visitas possibilitam a troca de informações sobre atribuições, normativos e instrumentos de atuação. Além disso, facilitam a emissão de sugestões para o aprimoramento das atividades”, disse.

De acordo com o chefe seccional da CGE-MS vinculado a SAD, Raphael Noleto Auad de Gomes, “esse tipo de iniciativa é importante tanto para o órgão de controle interno quanto para os demais órgãos do Poder Executivo. Isso porque, além de ter foco no aperfeiçoamento da gestão pública e na promoção da efetividade das políticas públicas, a CGE-MS visa o fortalecimento de um ambiente ético e íntegro”.

Ele acrescenta ainda que essa proximidade se faz necessária no sentido de fomentar uma relação de parceria para que o controle interno possa ser eficaz e realizado de forma preventiva. “No final, quem ganha com isso é o estado de Mato Grosso do Sul e o cidadão sul-mato-grossense”, finalizou.

Além da SAD, este ano já receberam a visita da CGE-MS a Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul) e a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer). Nas ocasiões, foram confirmados o fortalecimento das Unidades Setoriais e Seccionais de Controle Interno (USCI) e a disposição da CGE-MS em auxiliar no cotidiano dos gestores.

Para a chefe seccional da CGE-MS vinculada a Agraer, Sônia Diogo, “foi uma oportunidade para apresentação das necessidades e obstáculos encontrados no dia a dia e, a partir disso, viabilizarmos a mitigação de riscos das atividades da Instituição”.

A importância da realização desse tipo de iniciativa pode ser percebida, também, em relação à utilização dos sistemas implementados. “São visitas extremamente importantes, pois a partir delas os órgãos passam a compreender a necessidade de atender aos apontamentos dos relatórios de auditoria de maneira eficiente.

Para citar um exemplo, a inicialização no e-PAD – sistema que organiza as informações dos procedimentos administrativos correcionais e gera peças necessárias para condução dos procedimentos disciplinares -, é algo que considero uma excelente contribuição”, destacou a chefe seccional da CGE-MS vinculada a Agesul, Cínthia Regina Miranda Ratier Carli.

Thaiane Firmino, Comunicação CGE-MS
Foto: SAD-MS


Compartilhar