Vistas de tirar o fôlego: esportes que te presenteiam com lindas paisagens

26 de abril de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Saiba quais são os lugares mais lindos para se praticar esportes radicais 

Foto: gov.br/Google

É inegável os benefícios que os esportes radicais trazem para a nossa vida. Praticar esportes faz bem para o desenvolvimento motor, para a socialização, para a saúde, física e mental, e os benefícios não param por aí.

Dependendo de qual será o esporte escolhido, os benefícios podem se expandir para melhora do condicionamento físico, resistência, desenvolvimento da paciência e aumento da capacidade de concentração.

Mas o que são considerados esportes radicais?

Basicamente, esse tipo de esportes costumam ter alto grau de risco físico, envolvendo altura, velocidade ou outros perigos.

O termo esportes radicais é utilizado para descrever práticas esportivas com nível elevado de perigo e de estimulação adrenérgica, associados a condições com fatores de risco envolvendo velocidade, altura, temperatura etc. 

Desse modo, esses esportes exigem excelente preparo psíquico e físico dos participantes, constituindo-se como um atrativo para os amantes de esportes e caçadores de emoções. 

Categorias dos esportes

Existem dois tipos de esportes que são separados em categorias, sendo os esportes radicais de ação e os de aventura.

Os esportes radicais de ação caracterizam-se pela busca do movimento perfeito, calculando as variáveis que se apresentem como fatores de risco e empecilhos. 

Já os esportes radicais de aventura são realizados preferivelmente na natureza, essa categoria se caracteriza pela imprecisão das condições da prática. Assim, é necessário que os praticantes tenham muito preparo, resistência e força.

Essas duas categorias dos esportes radicais são marcadas pelo elevado nível de risco, seja ele calculado ou não. Esse traço é característico dos esportes de aventura.

Quais esportes te permitem admirar as paisagens?

No mundo dos esportes trazem consigo paisagem que podem marcar sua vida para sempre e memórias e vivências dignas de serem compartilhadas na roda com amigos. Alguns esportes que lhe dão essas experiências são:

  1. Trekking

O Trekking é uma atividade física e aeróbica que pode ser praticada como uma forma de lazer ou de competição. 

Também conhecido como caminhada, consiste no ato de caminhar em trilhas em meio a montanhas e florestas. O Trekking pode ser praticado por qualquer pessoa pois é uma atividade de baixo impacto, porém isso irá depender da trilha escolhida.

Por ser um esporte que possui maior contato com a natureza, é possível praticá-lo em trilhas ou parques. 

Dependendo do local escolhido, você poderá desfrutar de paisagens inesquecíveis, como no  Pico das Agulhas Negras ou até mesmo nos Lençóis Maranhenses.

  1. Escalada

A escalada é um esporte que utiliza as técnicas e movimentos do montanhismo. Pode ser praticada tanto individualmente como em grupo e tem como objetivo exigir o máximo de força e concentração do atleta.

Existem várias modalidades de escalada, sendo elas: escalada de bloco, esportiva, artificial, indoor, tradicional, bigwall, alpina ou em alta montanha (alpinismo). 

Na escalada um dos objetivos é encontrar diferentes meios para ultrapassar os obstáculos, seja em montanhas ou na parede de uma academia.

Aqui no Brasil, você pode encontrar lugares que são especiais para escaladas, como a Serra do Cipó, local conhecido como a capital brasileira da escalada, e não é por menos: seu fácil acesso e as belíssimas paisagens naturais.

  1. Surf

O surf é um esporte radical feito na superfície da água. Ela consiste no deslizamento pelas ondas do mar através de uma prancha. 

O surfe é originário da Polinésia, um conjunto de ilhas do Pacífico. Acredita-se que o esporte surgiu quando os pescadores perceberam que usando uma tábua de madeira, era mais fácil chegar à margem do mar.

No nosso país, existem várias praias perfeitas para surfar. Neste caso, a praia de São Sebastião, litoral norte de São Paulo.

O local ficou famoso não só no Brasil, como no mundo, por ser utilizado pelo esportista Gabriel Medina.

  1. Paraquedismo

Por fim, temos o paraquedismo que é um esporte feito, literalmente, ao ar livre. Essa atividade consiste em um salto de uma aeronave que se encontra em uma altura considerável.

O praticante consegue viver uma queda livre e ter uma aterrissagem mais tranquila por conta do paraquedas.

Além disso, os benefícios do salto de paraquedas são diversos. Afinal, há uma alta dose de adrenalina, hormônio liberado no nosso sistema quando estamos em máximo estado de alerta.

Os efeitos colaterais dão uma ótima sensação, uma vez que os seus vasos sanguíneos se contraem, suas vias respiratórias colagem e a sua frequência cardíaca aumenta e temos aquele famoso frio na barriga.

Em Boituva, em São Paulo, é um dos destinos mais procurados, pois é onde está localizado o Centro Nacional de Paraquedismo (CNP).

Então, se você está pensando em saltar de paraquedas em Boituva, aproveite o salto com as melhores paisagens do interior de São Paulo.

UODow-JMbihZme0HLtqn_88bfpvEQacz025uqSwVDXqiqvt7PHG8gb83CI3hVm2CAe4wrF09CEiv5PiwtCIEZQDkHyGQNQk5XsNWncrVUrcCrAz2S-J8DopvQ-wOwmGbGgf5ourg

Compartilhar