Programa proporciona vivência prática da docência desde o primeiro semestre da graduação
Estudantes participam da imersão na Residência Educacional no SESI Osasco.
Foto: arquivo
No mês de março, os estudantes ingressantes da Faculdade SESI de Educação de São Paulo vivenciaram, pela primeira vez, a realidade da sala de aula em imersões nas escolas da rede SESI-SP.
A iniciativa faz parte do Programa de Residência Educacional, um diferencial exclusivo da instituição, que insere os futuros docentes no ambiente escolar desde o início da graduação, promovendo uma formação integrada entre teoria e prática.
Ao todo, mais de 200 estudantes dos cursos de Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Educação Física, Linguagem e Matemática participaram das visitas a nove unidades escolares do SESI: AE Carvalho, Belenzinho, Carapicuíba, Ipiranga, Jundiaí, Mogi Brás Cubas, Osasco, Santo André e São Bernardo do Campo.
A experiência proporcionou um mergulho no dia a dia das escolas, com observação da rotina pedagógica, interações com professores de referência – que acompanham e orientam os alunos no período de residência -, coordenadores e equipes gestoras, além de discussões sobre os desafios e as oportunidades da docência no contexto atual.
“A residência educacional nos permite colocar em prática o que aprendemos na sala de aula, desenvolvendo um olhar mais atento para a realidade escolar. A cada visita, nos tornamos mais preparados para os desafios da profissão e mais certos da importância da formação continuada”, diz Luana de Moura Luz, estudante do curso de Ciências Humanas.
O programa de Residência Educacional da Faculdade SESI de Educação é pioneiro no Brasil e se diferencia por garantir que os estudantes estejam em contato direto com o ambiente escolar desde o primeiro semestre do curso.
Carla Pereira de Castro Lima, diretora do SESI Osasco, afirma que compartilhar os desafios e as demandas da docência com os ingressantes da Residência Educacional mostra o quanto esta iniciativa é positiva.
Sílvia Cezar Miskulin, professora em Ciências Humanas, relata que durante as visitas os alunos puderam conhecer os espaços da escola e os professores de referência, que são os responsáveis por orientar as atividades da residência em cada escola.
“A conversa com o professor de referência foi muito instigante, pois os alunos puderam conhecer a trajetória desse docente e entender a importância da formação continuada“, diz Silvia.
Marcel Iucef Hamed, coordenador pedagógico do SESI Belenzinho, destacou que o encontro entre os estudantes e os professores foi um mergulho na realidade escolar em toda a sua complexidade:
“A presença do professor referência trouxe camadas de profundidade, conectando teoria e prática. Mas o aprendizado não ficou restrito às salas de aula. Percorrer a escola e compreender seus espaços como agentes educativos ampliou o olhar sobre o ensino”, afirmou.
Para os residentes, a experiência foi transformadora.
“A imersão foi muito interessante, consegui ver tanto sobre a gestão da secretaria quanto dos professores. Foi muito bom para me imaginar ou não em situações diversas, tanto dentro da profissão que o curso pode me proporcionar, quanto dentro da escola que um dia, quem sabe, eu poderia estar“, relatou Marx Batista, estudante do curso de Matemática.
Contatos da assessoria
Lais Fiocchi, Comunicação Faculdade SESI de Educação
Email: lais.basso@sesisp.org.br