Serviço da Vivo com startup amplia comunicação entre prefeituras e cidadãos

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  • Em parceria com a startup Reglare, a Vivo oferece solução que integra gestão pública às redes sociais e amplia a ação cidadã
  • Case será apresentado no evento CEO com Propósito, da Ideia Sustentável, que acontece nesta terça-feira, no Teatro Vivo

São Paulo, 20 de outubro de 2017 – A comunicação entre o cidadão e a gestão municipal pode ser mais ágil, ampla, interativa e direta com o serviço 156 Digital.  A ferramenta foi desenvolvida pela Vivo (marca comercial da Telefônica Brasil) em parceria com a Reglare, startup apoiada pela Wayra Brasil, iniciativa do Telefónica Open Future, que é o programa de apoio ao empreendedorismo e à inovação aberta da empresa.

A trajetória de sucesso da Reglare será contada pelo CEO da empresa, Hélio Katanosaka durante o evento “CEO com Propósito”, que acontece dia 24 de outubro, no Teatro Vivo, organizado pela Ideia Sustentável. A parceria da startup com a Vivo será destacada pelo presidente da Telefônica Brasil, Eduardo Navarro, que fará a abertura do evento.

O executivo vai mostrar que a Vivo passa por uma transformação digital e ferramentas como o 156 Digital contribuem com essa trajetória, podendo gerar impacto social positivo para diversas comunidades em todo o Brasil. Sustentabilidade também é um importante direcionador de inovação na empresa. A Vivo investe em um modelo que atende as demandas mais relevantes nos âmbitos social e ambiental e, ao mesmo tempo, segue fortalecida como negócio sustentável, oferecendo serviços de qualidade para os clientes.

Diálogo com o poder público

Disponível em 12 prefeituras do estado de São Paulo, o 156 Digital tem o objetivo de melhorar a vida das cidades, facilitando e ampliando o diálogo do poder público com seus cidadãos. A plataforma funciona como um hub dos vários canais de contato com a prefeitura, capaz de acompanhar as solicitações encaminhadas via redes sociais por meio de protocolo digital único. “Trata-se de uma ferramenta poderosa de gestão municipal que atende a uma demanda crescente do cidadão por mais transparência e agilidade por parte das prefeituras, provocando impacto social bastante positivo nas cidades”, afirma Hélio Katanosaka, CEO da Reglare.

A Reglare é uma empresa de tecnologia de software, voltada para soluções de automação de processos utilizando Bigdata. Uma das maiores vantagens das startups que ingressam na academia Wayra é ter acesso à maior operadora do país, a Vivo, para fazer negócio. “Aproveitamos essa oportunidade e nos juntamos à empresa para desenvolver o 156 Digital”, conta Katanosaka. De seu lado, a operadora se beneficia com soluções inovadoras desenvolvidas rapidamente pelas startups, seja para melhorar processos internos ou criar serviços para seus clientes.

Como funciona

156 Digital cria páginas especiais nos canais de comunicação das prefeituras, identifica as solicitações do cidadão pelas redes sociais mais acessadas – Facebook e Twitter – e endereça as requisições para as áreas correspondentes dentro da Prefeitura. A ferramenta também categoriza os problemas apontados pelos moradores e gera um cardápio de relatórios que possibilita a exportação de arquivos para vários formatos, além de disparar alertas de crise para áreas previamente definidas.

A informação pode ser visualizada pelo prefeito e sua equipe em forma de mapa da cidade com a localização de situações como queda de árvores, buracos, lâmpadas apagadas, filas em postos de saúde e ainda a indicação das respectivas áreas responsáveis. Vários filtros podem ser utilizados, permitindo, por exemplo, identificar em quais bairros estão concentrados os problemas, em que período ocorreram, se foram resolvidos e qual o prazo empregado na solução. Assim, relatórios antes disponíveis apenas ao final de cada mês são extraídos em tempo real.

A economia de até 80% na comparação com modelos convencionais, por telefone e carta, é decorrente da automatização do processo. As etapas de identificação da reclamação, inserção dos dados em uma planilha ou sistema, encaminhamento da demanda internamente e retorno com um status ao cidadão passam a ser feitas sem intervenção humana.

O serviço opera através da plataforma do produto Vivo Cloud Plus, hospedado no Datacenter da Vivo, e tem interface móvel que utiliza inteligência artificial para envio das informações às prefeituras.

Sobre a Telefônica Vivo

A Vivo é a marca comercial da Telefônica Brasil, empresa líder em telecomunicações no País, com 97,2 milhões de acessos (1T17). A operadora atua na prestação de serviços de telecomunicações fixa e móvel em todo o território nacional e conta com um portfólio de produtos completo e convergente para clientes B2C e B2B – banda larga fixa e móvel, ultra banda larga (over fiber), voz fixa e móvel e TV por assinatura. A empresa está presente em 3,9 mil cidades, sendo mais de 3,7 mil com rede 3G e mais de mil com 4G, segmento em que é líder de Market Share. A operadora ainda é líder na cobertura de 4,5G, rede que oferece internet duas vezes mais rápida que o 4G. No segmento móvel, a Vivo tem 74 milhões de clientes e responde pela maior participação de mercado do segmento (30,5%) no país, de acordo com resultados do balanço trimestral (1T17). Guiada pela constante inovação e a alta qualidade dos seus serviços, a Vivo está no centro de uma transformação Digital, que amplia a autonomia, a personalização e as escolhas em tempo real dos seus clientes, colocando-os no comando de sua vida digital, com segurança e confiabilidade. A Telefônica Brasil faz parte do Grupo Telefónica, um dos maiores conglomerados de comunicação do mundo, com presença em 21 países, 346,9 milhões de acessos, 126,9 mil colaboradores e receita de 52,0 bilhões de euros em 2016.