10 Maiores Microfranquias por Número de Unidades

7 de março de 2023 Off Por Ray Santos
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Para continuar aprimorando seu monitoramento do mercado de franquias brasileiro, a ABF optou este ano por retomar a sua lista separada de maiores microfranquias. Isso foi feito para acompanhar mais de perto o expressivo crescimento deste segmento e as características de suas operações.

O estudo das Top 10 Microfranquias no Brasil 2022 traz a rede Gazin Semijoias (Moda) na liderança do ranking e que teve variação positiva de 51%, saltando de 2.083 para 3.138 operações. Em segundo lugar, a Prudential (Serviços e Outros Negócios), passou de 1.646 operações para 1.907, com variação de 16%, e a rede Kumon (Educação) vem logo a seguir, em terceiro lugar, com 1.550 unidades.

Seguindo a lista, temos a Market4U (4º, estreando), a Acqio (5º) e a Credfácil (6º, também pela primeira vez), todas do segmento de Serviços e Outros Negócios. A marca CEOPAG (Serviços e Outros Negócios) voltou ao ranking no 7º lugar, com 83% de variação. Na 8ª posição está a rede +Ágil (Serviços e Outros Negócios), que manteve seu volume de operações estável. Outra estreante, a Touti (Saúde, Beleza e Bem-Estar), em 9º lugar, apresentou variação positiva de 84%. Fechando a lista está a Clube Turismo, com 535 unidades.

As marcas integrantes do ranking de microfranquias somam 10.993 operações versus 7.367 em 2021, o que representa um expressivo crescimento de 49%. Neste grupo, predominam redes de Serviços e Outros Negócios (58%), operações do tipo Outros Formatos (home based, virtuais etc.), 72%, e redes mais jovens (50% até 6 anos). Em relação à sede, há um relativo equilíbrio entre Sudeste (40%), Sul (40%) e Nordeste (20%). Nove são brasileiras e uma tem origem no Japão (Kumon). Além disso, quatro têm mais de mil unidades.

10 MAIORES MICROFRANQUIAS NO BRASIL POR NÚMERO DE UNIDADES (2022)

Para a vice-presidente da ABF, Adriana Auriemo, “o levantamento das Top 10 Microfranquias no Brasil demonstra, como já apontavam outros estudos da ABF, que os modelos de menor investimento vêm crescendo de forma acelerada, tendo como destaque operações virtuais e home based, mas não exclusivamente. Além disso, podemos observar também que outros mercados continuam a ver no franchising uma plataforma eficiente e ágil para expandir seus negócios”.

Sobre a ABF

A ABF – Associação Brasileira de Franchising é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1987, que representa oficialmente o sistema de franquias brasileiro. O setor registra um faturamento anual superior a R$ 211,488 bilhões em 2022, mais de 184 mil operações e cerca de 3.000 marcas de franquias espalhadas por todo o Brasil. Além disso, o franchising brasileiro responde por aproximadamente 2,7% do PIB e emprega diretamente mais de 1,5 milhão de pessoas. Atualmente com cerca de 1.650 associados e cobrindo todo o território nacional por meio da seccional Rio de Janeiro e de regionais (Centro-Oeste, Interior de São Paulo, Minas Gerais, Nordeste e Sul), a entidade reúne franqueadores, franqueados, advogados, consultores e demais fornecedores e stakeholders do setor. O propósito da ABF é fomentar o franchising brasileiro, nacional e internacionalmente, para que ele se mantenha próspero, sustentável, inovador, inclusivo e ético. A Associação dedica-se a aperfeiçoar o sistema de franquias brasileiro por meio da capacitação de pessoas em diversos cursos presenciais e on-line, do estímulo à inovação, da disseminação das melhores práticas, da representação junto às diversas instâncias públicas e divulgação dos resultados do setor.

DFreire Comunicação & Negócios


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