29 de julho de 2023 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Análise de Mídia – 27/07

– Revista Exame destaca que as prioridades da Câmara dos Deputados para a segunda metade do ano e a recuperação da atividade econômica até dezembro estão entre os temas mais debatidos no momento. Com o avanço da reforma tributária e do novo arcabouço fiscal, outros projetos devem dominar a pauta do Legislativo. Esses assuntos serão tema da entrevista ao vivo com o deputado federal Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), nesta quinta-feira, 27, às 13h00, com transmissão pelo canal do YouTube e pelo Instagram da EXAME.
Leia +: https://shre.ink/abZ2

– Broacast Agro, do Estadão, destaca que o União Brasil foi o partido aliado do Palácio do Planalto que mais votou contra os interesses do governo no primeiro semestre, de acordo com levantamento feito pelo Broadcast Político com base nas votações nominais da Câmara. O Planalto também não conseguiu evitar a aprovação do Marco Temporal, que limita a demarcação de terras indígenas, um pleito da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA).
Leia +: https://shre.ink/ab6l

– Portal R7 noticia que passados cerca de 4 meses desde que o governo autorizou o aumento do teor de mistura do biodiesel nacional ao óleo diesel, de 10% (B10) para 12% (B12), vários reflexos positivos têm sido registrados no país. É o que sustenta o deputado federal e presidente da Frente Parlamentar Mista do Biodiesel do Congresso Nacional (FPBio), Alceu Moreira.
Leia +: https://shre.ink/abMR

– Valor Econômico noticia que viabilidade do Brasil na produção do hidrogênio verde (H2V) mais competitivo do mundo o coloca em uma perspectiva bem favorável de se tornar o maior fornecedor global do combustível e da molécula para mercados europeus, asiáticos, norteamericanos, mas também para o mercado local.
Leia +: https://shre.ink/abAp

– Globo Rural destaca que Arco Norte é a melhor opção para escoar 19% da produção de MT. Segundo estudo, 19% da produção do Estado tem vantagem financeira para mandar os grãos via portos da região.
Leia +: https://shre.ink/abLt

– IstoÉ, repercute Estadão Conteúdo, e ressalta que o Brasil revisou sua posição sobre a liberalização do comércio internacional de alimentos e o papel do Estado na promoção da segurança alimentar, na Organização das Nações Unidas (ONU). A mudança em relação à posição do governo anterior foi apresentada na Cúpula dos Sistemas Alimentares das Nações Unidas, encontro que reuniu mais de 20 chefes de Estado e de governo e mais de 100 delegações ministeriais em Roma, na Itália.
Leia +: https://shre.ink/abZl

– Valor Econômico noticia que reformas ministeriais em governos comandados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva são marcadas por negociações longas e tendem a demorar. O comportamento de Lula indica resistência em ceder espaço para aliados na montagem de sua equipe. Levantamento feito pelo Valor sobre mudanças amplas em ministérios desde 1985 indica que as alterações nos dois mandatos anteriores do petista (2003-2010) estão entre as que mais demoraram a acontecer.
Leia +: https://shre.ink/abE4

– Folha de S. Paulo fala que o governo do presidente Lula (PT) esvaziou de repasses o Habite Seguro, programa de habitação para policiais criado por Jair Bolsonaro (PL), e trabalha agora para reformulá-lo. O programa funciona com repasses do FNSP (Fundo Nacional de Segurança Pública), gerido pelo Ministério da Justiça, e concede subsídios via Caixa Econômica Federal com condições especiais de financiamento.
Leia +: https://shre.ink/ab0m

– O Globo diz que alçado ao cargo de líder do maior bloco da Câmara — o do presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), que reúne União Brasil, PP, PSDB, Cidadania, PSB, Avante, Solidariedade, Patriota e PDT —, o deputado André Figueiredo (PDT-CE) ainda vê dificuldades para o governo consolidar sua base. Segundo o parlamentar, no momento, não há como garantir maioria folgada, mesmo com a reforma ministerial que se avizinha.
Leia +: https://shre.ink/abyE

Análise de Mídia – 28/07

– O Globo destaca que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, voltará a ser pressionado pela bancada do agronegócio no retorno do recesso parlamentar. O motivo será o aumento de verba no seguro agrícola. Os deputados da Frente Parlamentar da Agropecuária querem se reunir com o ministro, em agosto, para pedir R$ 1 bilhão a mais no valor já previsto no Plano Safra.
Leia +: https://shre.ink/arFi

– Revista Veja ressalta que produtores rurais querem mudanças no Plano Safra da Agricultura Familiar. Entidades de pequenos agricultores devem levar demandas ao governo na próxima semana.
Leia +: https://shre.ink/arI1

– Revista Exame destaca afirmação do vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado Arnaldo Jardim, onde diz que o arcabouço fiscal deve ser aprovado até segunda semana de agosto. Em entrevista ao Macro em Pauta da EXAME, o parlamentar também falou sobre a relação do governo com o Congresso.
Leia +: https://shre.ink/arVl

– Canal Rural ressalta que assim como outras autoridades, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, e o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Pedro Lupion, se manifestaram sobre a tragédia na C.Vale, que até o momento contabilizou 8 óbitos e deixou 9 feridos. Em rede social, Fávaro expressou pesar às famílias das vítimas e disse que o propósito do Ministério da Agricultura e Abastecimento tem sido melhorar as condições de trabalho no agronegócio. Já Pedro Lupion declarou solidariedade ao cooperativismo paranaense.
Leia +: https://shre.ink/arVV

– Revista Exame destaca que ajustes nos ministérios vão consolidar uma base objetiva para o governo, afirma Arnaldo Jardim. O deputado que é vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), analisou que o governo Lula “começou de um jeito e terminou de outro”.
Leia +: https://shre.ink/ari1

– Folha de S. Paulo destaca que entre os oito trabalhadores mortos na explosão desta quarta-feira (26) na cooperativa C.Vale, em Palotina (PR), ao menos três são haitianos e um é brasileiro. A informação é da Polícia Civil do Paraná. Os haitianos foram identificados como Reginald Gefrard, 30, Jean Ronald Calix, 27, e Michelete Louis, 41. A Frente Parlamentar da Agropecuária, da Câmara dos Deputados, divulgou uma nota de pesar.
Leia +: https://shre.ink/aryR

– Jornal Nacional da TV Globo destaca que no Brasil, a safra recorde de grãos tem ajudado a derrubar a inflação e a melhorar o saldo do comércio com os outros países, mas esse desempenho da agricultura expõe um problema crônico da infraestrutura. Nesta época, as máquinas trabalham todos os dias no campo e elas nunca colheram tantos grãos. A Companhia Nacional de Abastecimento estima uma colheita de 300 milhões de toneladas – 16,5% a mais que em 2022. O problema é que não deve ter espaço para guardar todos os grãos.
Leia +: https://shre.ink/artR

– Globo Rural noticia que continuam nesta sexta-feira as buscas pela última vítima da sequência de explosões em silos da C. Vale, em Palotina (PR). O acidente ocorreu no fim da tarde de quarta-feira e, até agora, deixou oito mortos e 11 feridos.
Leia +: https://shre.ink/artL

– Broadcast Agro, do Estadão, destaca que o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, anunciou que a Coreia do Sul fará uma auditoria na produção brasileira de suínos e bovinos em áreas livres de febre aftosa sem vacinação em novembro. “Uma coisa que buscávamos há anos. Isso poderá abrir o mercado do Rio Grande do Sul, do Paraná, de Rondônia, do Acre e de outros Estados brasileiros. A auditoria já está confirmada pelo governo da Coreia do Sul e tenho certeza que ampliaremos os negócios com eles”, disse Fávaro, em vídeo nas redes sociais, após finalizar a missão ao país.
Leia +: https://shre.ink/artI

– Folha de S. Paulo divulga que o rebanho bovino dos Estados Unidos estava em 95,9 milhões de cabeças no início deste mês de julho. O número é 3% abaixo do de igual período de 2022 e mostra retração pelo quinto ano. Em 2006 superava 100 milhões de animais.
Leia +: https://shre.ink/ar2u

– Poder 360° fala que a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, disse na 5ª feira (27.jul.2023) que, “se o Senado permitir”, vai “dormir lá” para garantir a aprovação da reforma tributária. O tema é uma das prioridades do governo no 2º semestre deste ano.
Leia +: https://shre.ink/arzI

– IstoÉ diz que a abertura líquida de 157.198 vagas de trabalho com carteira assinada em junho no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) foi novamente puxada pelo desempenho do setor de serviços no mês, com a criação de 76.420 postos formais, seguido pela agropecuária, que abriu 27.159 vagas.
Leia +: https://shre.ink/arat

– Folha de S. Paulo noticia que governo quer discutir reforma administrativa só após encerrar tributária. Ritmo destoa da prioridade dada ao tema pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).
Leia +: https://shre.ink/arkE

– Estadão destaca que Alcolumbre e governo Lula negociam cargo na Petrobras para embaixador. Raimundo Carreiro quer voltar ao Brasil; tratativas vêm no momento em que PT quer aumentar presença em estatais e postos econômicos.
Leia +: https://shre.ink/arkg

– O Globo ressalta que as negociações que deverão levar nomes de PP e Republicanos para a Esplanada dos Ministérios já duram 50 dias e só deverão ser concluídas em agosto. Até agora, não há consenso sobre quais pastas os indicados pelos dois partidos do Centrão vão ocupar. Além disso, os deputados André Fufuca (PP-MA) e Silvio Costa Filho (Republicanos-PE), escolhidos para assumir os cargos, estão fora de Brasília nesta semana.
Leia +: https://shre.ink/arGN

Assessoria de Imprensa e Comunicação
+55 61 3246-4682
+55 61 3263-1717
fpa.imprensa@gmail.com


Compartilhar