FPA: Análise de Mídia 25/09

FPA: Análise de Mídia 25/09

25 de setembro de 2023 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Análise de Mídia – 25/09

– Poder 360° destaca que o senador Hiran Gonçalves (PP-RR) protocolou na 5ª feira (21.set.2023) uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) para a retomada do marco temporal. A tese estabelece como terra indígena só as ocupações registradas até 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição. A proposta é em resposta à decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), que rejeitou a tese na 5ª feira (21.set), por 9 votos a 2.
Leia +: https://shre.ink/nQTh

– Revista Veja ressalta que à frente de seu primeiro mandato como senadora, a ex-ministra Tereza Cristina (PP-MS) diz acreditar em um reagrupamento de forças da direita no Brasil — ainda com Jair Bolsonaro em alguma posição de destaque. Para ela, o ex-presidente, inelegível ou não, será um grande cabo eleitoral nas eleições municipais de 2024, termômetro, acredita, para o ainda distante pleito nacional de 2026.
Leia +: https://shre.ink/nQTI

– Poder 360° destaca que a bancada ruralista do Congresso Nacional se reunirá nesta 2ª feira (25.set.2023) para discutir uma reação a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) que rejeitou a tese do marco temporal na 5ª feira (21.set.2023). O encontro da FPA (Frente Parlamentar da Agropecuária) está marcado para às 15h (horário de Brasília) de forma virtual. A bancada atual da frente conta com 372 congressistas em mandato.
Leia +: https://shre.ink/nRU1

– Estadão ressalta que a bancada ruralista quer o STF em ‘seu devido lugar’ e prepara emenda constitucional. Frente Parlamentar da Agropecuária aposta na crise institucional para reverter a decisão do STF que invalidou a tese de marco temporal para demarcação das terras indígenas.
Leia +: https://shre.ink/nR7F

– IstoÉ destaca que o Brasil se consolida, cada vez mais, como o maior exportador agrícola do mundo. O País, que já era líder nas vendas de café verde, carne bovina, frango in natura, celulose, soja em grão e açúcar, agora também é o maior exportador de milho, superando os Estados Unidos.
Leia +: https://shre.ink/nQ6Q

– Revista Exame noticia que nos últimos anos, a introdução da inteligência artificial na agricultura tem gerado uma revolução no setor agropecuário. A fusão entre a tecnologia de ponta e a tradição agrícola tem proporcionado agilidade no campo, impulsionando a eficiência, a produtividade e a sustentabilidade. Neste sentido, aplicar IA abrange desde o planejamento para preparo do solo contribui para a agenda da agricultura regenerativa.
Leia +: https://shre.ink/nRUh

– IstoÉ ressalta que depois de ser devastada por uma praga chamada bicudo, a produção de algodão no Brasil passou por grandes transformações nos últimos anos. Até os anos 1980, por exemplo, o Brasil era exportador de algodão. A fibra era produzida em São Paulo e no Paraná em pequenas propriedades e colhida manualmente.
Leia +: https://shre.ink/nRUm

– Estadão destaca que o otimismo revelado pelo Ministério da Fazenda com a recente elevação da estimativa para o desempenho da economia neste ano, que passou de 2,5% para 3,2%, recebeu da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) um reforço de peso, com projeção para crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro exatamente no mesmo patamar: 3,2%. A melhora do quadro em um ano particularmente difícil, com a desaceleração econômica na China e as sequelas de uma prolongada guerra entre Rússia e Ucrânia, continua a ser creditada ao setor agropecuário que, pelos cálculos da Fazenda, deve crescer 14% no ano.
Leia +: https://shre.ink/nRr7


– Valor Econômico noticia que passada a reforma ministerial, o governo começa a enfrentar dificuldades em votações no Senado. A avaliação de alguns parlamentares é que o Palácio do Planalto voltou toda a sua atenção para a Câmara nos últimos meses visando dirimir conflitos com os deputados e descuidou da articulação na outra Casa. Além disso, há críticas sobre uma possível omissão na atuação de aliados do Executivo em reuniões de líderes e comissões estratégicas.
Leia +: https://shre.ink/nQ3a

– Poder 360° destaca que alinhado ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o senador Alessandro Vieira (MDB-SE) apresentou um texto substitutivo ao projeto de lei do marco temporal (2903/2023), que está tramitando na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado. A emenda foi protocolada em 19 de setembro e, agora, com a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) de rejeitar a tese, os governistas articulam para que a emenda seja o texto final do projeto, segundo apurou o Poder360.
Leia +: https://shre.ink/nQ6f

– Estadão ressalta que o governo Lula deu espaços estratégicos para um grupo ligado a Jorge Paulo Lemann influenciar decisões administrativas e financeiras na área de educação. Criada há menos de um ano, a MegaEdu, ONG financiada pelo empresário, fechou acordo com o Ministério da Educação (MEC) para opinar sobre conexão de escolas públicas à internet e, ao mesmo tempo, foi colocada em um conselho do Ministério das Comunicações que define parte dos cerca de R$ 6,6 bilhões que serão destinados para a conectividade de estudantes.
Leia +: https://shre.ink/nQLV


Compartilhar